Professora promove visita a museus para estimular aprendizado da Língua Portuguesa

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Estudantes da Escola Estadual Severino Vieira, de Educação Integral, localizada no bairro de Nazaré, em Salvador, estão tendo a oportunidade de aprimorar os estudos da Língua Portuguesa a partir da arte e da história encontradas nos museus da cidade. A proposta é trabalhada por meio do projeto ‘Museu criativo como recurso pedagógico na escola’, que foi criado pela professora de Língua Portuguesa, Maria Eleonor Correia, e tem tornado o processo de ensino e aprendizagem da disciplina lúdico e dinâmico ao mesmo tempo.
 
Embora tenha foco em Língua Portuguesa, o projeto acaba tenho um caráter interdisciplinar por proporcionar conhecimentos que também contribuem para a formação dos estudantes em diferentes áreas do conhecimento. “É um contato bacana dos estudantes com os museus, porque tem a amplidão de conhecimentos. Percebi que as visitas vêm fazendo a diferença na vida escolar dos jovens no processo de ensino e aprendizagem e na produção textual, porque a partir das visitas, eles elaboram um relatório com o que vimos e aprendemos em sala e no museu”, relata a professora.
 
A estudante Mariana Barros, 13, do 8º ano, participou de algumas visitas aos museus e é entusiasta do projeto. “A visita que mais me chamou a atenção foi ao Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Gostei de conhecer mais sobre a cultura indígena, de ver os instrumentos que utilizavam, vestuário e outras coisas que compõem essa cultura tão importante para o nosso país. Quando vamos ao museu conhecer a história e os elementos que construíram esta história é mais prazeroso e os assuntos ficam mais fáceis”, declarou a jovem.
 
Sua colega, Flora Ravena Sampaio, 13, também do 8º ano, diz que a prática das visitas está contribuindo para fixar os assuntos abordados na sala de aula e despertar nos estudantes o interesse pelos museus. “Passei a visitar mais museus e a me interessar por história. Primeiro os professores conversam sobre o tema e explicam tudo direitinho, mas quando vamos ao museu e os tutores explicam sobre o que tem ali é que o assunto fixa de verdade na mente”, afirmou.
 
Visitas – Por causa do projeto, os estudantes já visitaram o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, a Galeria Solar Ferrão, o Museu Antropológico, o Museu de Arte Moderna (MAM), Museu de Arqueologia e Etnografia da UFBA e o Laboratório de Educação Digital: Museu, Arte e Cultura (LabDimus). Além das visitas, os estudantes também já participaram de palestras e debates na escola com museólogos, historiadores e antropólogos. Para este ano, está sendo programada visita ao Museu Eugênio Teixeira Leal -  Memorial do Banco Econômico.

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