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Professora Lucineide Vieira convida os seus alunos a olharem Salvador com a curiosidade de turista
A professora Lucineide Vieira, do Colégio Estadual Nelson Mandela, no bairro de Periperi, em suas aulas, estimula os seus alunos a terem um novo olhar sobre a capital baiana. Ela desafia os estudantes a irem a campo para conhecer a história e a cultura da cidade a partir dos principais pontos turísticos do Centro Histórico. A ideia faz parte do projeto interdisciplinar ‘Turista por um dia – redescobrindo Salvador, sua história, cultura e identidades’. “Meu objetivo foi promover o pertencimento e o resgate da identidade através de aula de campo, com visitação a museus e patrimônios históricos, valorizando a história da Bahia e a cultura afro-brasileira e indígena. Acredito que é dessa forma que a gente faz a diferença e contribui para melhorar o processo de ensino e de aprendizagem”, conta a docente.
Para orientar as visitas ao Pelourinho, a professora Lucineide, juntamente com os estudantes, montou a ‘Cartilha do Aluno’, por meio da qual os alunos se guiavam para fazer a pesquisa historiográfica nos museus e realizar os contatos com fontes históricas, aprofundando os temas propostos pelo projeto educativo. Como ferramenta pedagógica foi utilizado o celular, com o qual eles fotografaram os principais pontos turísticos do local e, posteriormente, montaram painéis e murais fotográficos. “Buscamos desenvolver o senso historiográfico e investigativo do alunado e promover o seu contato com a fotografia, a iconografia e a tecnologia, numa visão artística. O resultado foi muito positivo porque sensibilizamos o estudante sobre a valorização e respeito aos patrimônios históricos e culturais”, analisa a professora.
Como “turistas por um dia”, os alunos foram buscar informações sobre a colonização do Brasil, a fundação da cidade de Salvador, a escravidão e resistência, os quilombos, a miscigenação, a identidade e cultura afro-indígena, a pluralidade cultural, a arquitetura barroca, o estudo geográfico da Baía de Todos-os-Santos, a literatura de Jorge Amado e o patrimônio cultural, entre outros assuntos ligados à história da primeira capital do Brasil.
A estudante Itana Sara de Jesus, do 2º ano do Ensino Médio, avalia positivamente o trabalho da professora Lucineide. “O Projeto Turista por um dia nos mostrou diversas formas de ensinar e de aprender, que podemos, sim, sair do cotidiano das salas de aulas e explorar aquilo que nossa cidade tem: cultura, dança, arte e fatos históricos, nos permitindo, assim, vivenciar e sentir tudo aquilo que aprendemos, dando vida à nossa imaginação. E, com o término do projeto, podemos compreender que Salvador é rica em história, que herdamos a herança de povo guerreiro, e que devemos valorizar e cuidar nos nossos monumentos históricos, pois são eles que mantêm viva a bravura do nosso povo e a nossa verdadeira identidade”, declara.
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