Professora Leandra Couto apresenta mundo científico aos estudantes de Itapetinga

Palavras-chave:

 

 

 

 

Foto: arquivo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A formação do pensamento científico e da criticidade dos estudantes é a missão da professora de História, Leandra Couto, do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, no município de Itapetinga, a 562 km de Salvador. Ela levou para as turmas do 3º ano do Ensino Médio o Projeto Conhecendo a Pesquisa Científica, há oito anos, com o objetivo de extrapolar os conteúdos curriculares para além da sala de aula e apresentar aos alunos a pesquisa científica.

A ideia de implantar o projeto surgiu ao perceber que muitos estudantes apresentavam dificuldades para a realização de atividades acadêmicas, por não terem tido contato ou produzido algo similar durante a educação básica. “O objetivo do trabalho concentra-se no processo e não no produto, o que significa que a nota fica em segundo plano e, por isso, durante cada unidade o aluno pode apresentar seu projeto e eu faço as correções para adequações necessárias juntamente com a professora de redação”, explicou Leandra.

"A professora Leandra extrapola o conhecimento para além da sala de aula", estudante Beatriz de Oliveira Matos

De acordo com a professora esse tipo de trabalho é útil para todas as disciplinas, visto que, segundo ela, “a pesquisa é instrumento utilizado no processo de ensino aprendizagem em todas as áreas do conhecimento, e também porque, pelo fato das temáticas serem do interesse do aluno, acabam dialogando com todos os componentes curriculares”, ressalta a professora.

“A professora Leandra extrapola o conhecimento para além da sala de aula, pois, por meio do projeto, a gente se prepara para fazer trabalhos científicos antes de ingressar na universidade. Além disso, sua proposta de trabalho está pautada na conscientização do aluno sobre as exigências do mercado de trabalho como também no exercício pleno da cidadania”, declarou a estudante Beatriz de Oliveira Matos, do 3º ano.

 

Fotos: acervo pessoal

Orgulhosa do seu trabalho, Leandra Couto diz que o reconhecimento dos alunos supera o cansaço. “Confesso que este tipo de trabalho torna-se um pouco cansativo por exigir de mim mais do que as atividades rotineiras e demandas da sala de aula, devido ao seu formato de foco no processo e supervisão da execução. No entanto, fico feliz com os resultados, o feedback que recebo dos alunos quando ingressam no ensino superior é compensador. A maioria dos relatos desses alunos diz respeito ao seu bom desempenho nas atividades acadêmicas, sobretudo, no primeiro semestre da faculdade” comemora.

 

Para o diretor da unidade, Carlito Alves de Brito, o projeto da professora considera o contexto dos estudantes. “A professora vem desenvolvendo suas atividades na modalidade de projetos, levando os alunos a fazerem pesquisas com objetivo de conhecer e modificar o contexto social do qual eles estão inseridos. O ‘Projeto Conhecendo a Pesquisa Científica’ prepara os alunos a fazerem trabalhos científicos antes do ingresso em uma universidade. Parabenizo a professora por motivar os alunos a trilharem este caminho!”, destaca.

>> Assista ao vídeo e saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pela professora Leandra Couto

Notícias Relacionadas