Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Professora estimula estudantes para o prazer da leitura
Professora estimula estudantes para o prazer da leitura
Publicado em qua, 05/10/2016 - 15:16 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Pegar um livro, sentir o papel no folhear de cada página e se envolver com as narrativas do começo ao fim. Na era digital, do contato com o mundo via internet, os estudantes do Colégio Estadual Rafael Oliveira, localizado no bairro de Cajazeiras VIII, em Salvador, estão descobrindo o encantamento desta relação com os livros, por meio de um projeto de leitura. A professora Eliane Neves, de Língua Portuguesa e Redação, é uma personagem fundamental neste processo e, por isso, é uma das homenageadas da comunidade escolar, neste mês em que se celebra o dia do professor (15 de outubro).
O projeto, dividido em três etapas – ‘Ler para Conhecer’; ‘Ler para se Emocionar’ e ‘Ler para se Divertir’ – tem encantado os estudantes. O estudante Felipe França, 18 anos, 3º ano, participante assíduo do projeto de leitura da escola, conta que professores como Eliane Neves são como “mediadores” para a formação de seus alunos. “São pessoas que vão marcar toda a minha vida, porque estão contribuindo para eu adquirir conhecimento e visão de mundo, influenciando, inclusive, para a minha decisão sobre o futuro profissional”, disse Felipe, que está pensando em fazer Jornalismo, mas está sob a influência também das Ciências Exatas.
Nicole Almeida, 16 anos, 8ª série, também considera seus professores “massa” e garante que são fundamentais na sua formação escolar e pessoal: “A leitura é algo muito importante para o nosso aprendizado e o projeto tem cumprido esta função. Quem não entende o que lê, não avança no conhecimento, principalmente para quem vai fazer uma faculdade que requer muito estudo, como a de Medicina, que é a que pretendo”, diz.
A professora Eliane se sente gratificada pela contribuição que ela e os demais professores têm dado na conscientização dos estudantes para a importância da leitura na sua vida afora. “Acredito que estamos atingindo este nosso objetivo. Eles se envolvem no projeto, participam, demonstram curiosidade e vontade de conhecimento. Isto nos estimula a continuar promovendo atividades que os sensibilizam”.
Ela explica que, na primeira etapa do projeto de leitura, o foco foi as Olimpíadas Rio 2016, envolvendo todos os componentes curriculares, dentro das áreas de Linguagens, Exatas e Humanas. “A ideia é mostrar aos nossos estudantes que para cada tipo de texto há uma estratégia de leitura, mas o objetivo é único: que todos compreendam o que estão lendo. Então, a partir deste trabalho, podemos ver a evolução dos alunos no entendimento das linguagens real e metafórica; os sentidos denotativo e o figurado”.
Ainda este mês, os estudantes trabalharão em torno da segunda etapa do projeto: ‘Ler para se Emocionar’, na qual a leitura se dará através da poesia. Na quarta unidade, o projeto – que ganha o nome de ‘Ler para se divertir’ – terá a música como foco e a partir de letras de canções, os estudantes serão estimulados à prática da interpretação de texto. “É um trabalho muito bacana porque os professores estão nos fazendo compreender melhor o que lemos e isto é fundamental”, afirma a estudante Nicole Almeida.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo