Professora Alane incentiva contato com a natureza no ensino da Biologia

A professora de Biologia, Alane Matos, do Centro Educacional Monteiro Lobato, localizado no município de Firmino Alves, no Sul da Bahia, está sempre em busca de algo novo que contribua para a melhoria da aprendizagem de seus alunos. Com uma aula diferenciada, em plena mata, a professora para ensina o conteúdo e empolga a turma. Ao ar livre, os estudantes fazem uma viagem pelo mundo da botânica, em uma aventura onde tudo se torna aprendizado. “Eles podem conhecer de perto as plantas típicas do nosso bioma, suas sequências evolutivas e suas formas de adaptação e conservação”, explicou a professora Alane.

“Outros professores já estão utilizando práticas semelhantes nas suas disciplinas", diretora Sandra Helena Lemos

A prática de visitação, desenvolvida pela professora, conta com a participação de produtores rurais locais que passam experiências cotidianas e, ao mesmo tempo, adquirem conhecimento científico das aulas. “Sempre é bom saber escutar o que o outro tem a dizer, a aula prática com a turma e os mestres é simplesmente maravilhosa”, diz a estudante Lilian Silva, do 2º ano.

De acordo com a diretora da unidade, Sandra Helena Lemos, a iniciativa da professora vem incentivando os demais professores da escola. “Outros professores já estão utilizando práticas semelhantes nas suas disciplinas. Fico emocionada de ver o entusiasmo dos nossos alunos e o compromisso dos nossos professores mostrando que aprenderam com o mestre Paulo Freire que ‘ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção’".

O desempenho dos alunos melhorou com segundo a gestora. “As aulas inovadoras ministradas pela professora Alane Matos têm motivado a aprendizagem do aluno apresentando bons resultados tanto no conceito qualitativo, como no quantitativo. Nossos alunos estão mais participativos, protagonistas do próprio conhecimento. Observamos que além de apresentarem bons rendimentos nas provas, apresentam mais desenvoltura na oralidade ensinando bem o que aprenderam”, destaca Sandra Helena.

Para a professora Alane, o mais importante é troca de conhecimento que toda prática educativa possibilita. “Esse é um dos privilégios de ser professor: nunca deixar de aprender. Aprendemos muito com nossos alunos e eles com a gente, que experiência maravilhosa!”, frisa a professora Alane.

>> Assista ao depoimento da profesora Alane