Professor Vinícius Bonifácio promove campanha para preservação das salas de aula

Palavras-chave:
 
 
 
 
 
Foto: Joseane Bonfim Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A importância para a preservação do meio ambiente é levada à sala de aula pelo professor Vinícius Bonifácio, do Colégio Estadual Luiz Tarquínio, em Salvador. Observando seus alunos, o professor, que ministra a disciplina Educação Ambiental, viu que muitos desperdiçavam um dos principais materiais de estudo, o caderno. Foi então, que resolveu criar uma campanha de conscientização do uso sustentável do caderno escolar, visando alertar os estudantes para a necessidade da preservação do ambiente em que estão inseridos.
 
“Eu percebi que os alunos têm um problema com o uso da folha de caderno, eles só escrevem em um lado da página, e se tem qualquer tipo de erro, eles destacam essa folha e jogam fora. Então pensei: se o caderno tem frente e verso, por que não usar? Venho trabalhando sobre práticas pequenas do cotidiano para depois ir ampliando”, contou o professor.
 
Para começar este trabalho de conscientização, o professor solicitou que os estudantes elaborassem uma pesquisa, sobre a origem dos materiais que eram utilizados por eles: a história do papel; se as carteiras, que são feitas de madeiras, vêm de reservas de reflorestamento e se a produção dos cadernos também passa pelo mesmo processo. A partir das pesquisas, começaram uma série de seminários no colégio, uma turma se apresentava para outra, trocando informações e alertando a todos sobre a necessidade de promover a preservação e dos benefícios que a prática de sustentabilidade pode trazer.
 
 
No início eles achavam difícil, mas hoje todos já aderiram à prática - Vinícius Bonifácio
 
Para Taila Santana, do 2º ano do Ensino Médio, a campanha foi um choque, pois eles não percebiam o quanto estavam usando incorretamente o espaço escolar e os materiais de estudo. “No começo foi surpreendente, porque a gente se identificou com aquilo, começamos a nos dar conta da quantidade de folhas de caderno jogamos fora. Muitos não tinham consciência disso, mas a gente, não todos, estava destruindo o colégio, com pichações, sentava nas mesas, jogava as cadeiras pra cima. É um trabalho bem legal”, completou a estudante.
 
Preservação - Após as pesquisas, começou o processo de conscientização dos estudantes para o uso responsável do caderno e do ambiente escolar. “No início eles achavam difícil, mas hoje todos já aderiram à prática. Sempre que faz um risco ou um borrão, deixa entre parênteses e segue escrevendo. As provas são feitas nas folhas de caderno e essa mesma folha serve para outras atividades”, explicou o professor.
 
Foto: Joseane Bonfim Ascom/Educação
Em cada sala foi inserida uma caixa de papelão, própria para papel, onde os alunos personalizaram e todos os dias, ao final da aula, em regime de escala, feita pelos estudantes, uma dupla faz a coleta dos papeis que são jogados na sala, no decorrer do dia. A prática do professor Vinicius Bonifácio se espalhou pelo colégio e hoje todos os professores utilizam essa prática de conservação do caderno e cuidado do espaço escolar.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
>> Assista ao vídeo e saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pelo professor Vinicius Bonifácio
 

Notícias Relacionadas