Professor Matheus Saloes estimula investigação científica com atividades práticas

Palavras-chave:
Foto: acervo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desde 2013, quando participou da formação do Programa Ciência na Escola, o professor de Biologia Matheus Saloes Freitas passou a desenvolver e aplicar conteúdos com atividades práticas para os estudantes do Colégio Estadual Alfredo Dutra, no município de Itapetinga. Aliando teoria e prática, a iniciativa do professor Matheus já vem dando resultados positivos na unidade escolar, “O bom desempenho dos alunos é notório. As aulas contam com plena participação e motivação deles”, disse o professor Matheus.

Atualmente o professor se dedica à disciplina de Educação Científica, tendo como foco desenvolver atividades práticas direcionadas para o fácil entendimento, dos alunos, das etapas da investigação científica. “A iniciativa aumentou o envolvimento dos alunos na Feira de Ciências Escolar, tendo no primeiro ano de realização projetos contemplados na Feira de Ciências da Bahia (Feciba); desenvolvimento da habilidade de escrita com rigor científico, já que nas aulas é cobrado a construção de relatórios; desenvolvimento da visão científica; promoção do protagonismo juvenil, gerando maior estímulo e interesse pela disciplina, pelo conteúdo e pela escola; formação de alunos críticos, autônomos e criativos”, enumera Matheus.

Para a estudante Larissa Alexia Guimarães Brasil, 13 anos, do 8º ano, o professor Matheus Saloes transmite o conteúdo de forma simples, o tornando de fácil entendimento. “Esse é o meu primeiro ano no Colégio Estadual Alfredo Dutra, desde que entrei, o professor Matheus vem me ajudando não só em sala de aula, mas em muitas outras coisas. A aula dele é incrível, pois ele consegue transformar uma aula cansativa e meio complicada em algo divertido e fácil. Ele é especial para mim, pois ele me mostra, dia a dia, que nossos sonhos podem ser possíveis, basta acreditar, correr atrás e estudar, é claro”.

 

Fotos: acervo pessoal


“A prática do professor Matheus Saloes é realmente digna de destaque, pois é nítido o interesse dos alunos por suas aulas, além do encantamento com que falam das aulas e das atividades desenvolvidas. Isso sem falar do empenho com que se dedicaram às experiências para a Feira de Ciências. Ele realmente coloca o estudante como agente na construção do conhecimento. Por isso, buscamos incentivar outros professores a adotarem essa prática, perfeitamente cabível em toda e qualquer área”, afirmou a diretora da unidade Rosimar Oliveira.
 

 

Notícias Relacionadas