Professor Marco Paulo estimula aprendizado com exercício de interpretação de imagens

Palavras-chave:
Foto: acervo pessoal


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problema”, o pensamento do educador Jean Piaget é colocado em prática no Colégio Estadual Landulfo Alves de Almeida, na cidade de Cruz das Almas, pelo professor de História, Marco Paulo da Silva. Atento às dificuldades dos alunos à leitura e interpretação de imagens, o professor elaborou um projeto de reforço, de forma lúdica e descontraída, para que os alunos aprendam a ler mensagens contidas nas imagens.

"Os alunos não só melhoraram a leitura, como também o comportamento", diretora Aurilene Malta

O exercício de leitura é feito por meio de charges, fotografias e histórias em quadrinhos, com turmas do 8º e 9º anos. “Percebi nos alunos do ensino fundamental a dificuldade de leitura de imagens, por isso criei este projeto, que estou chamando de ‘Transformação’, para estimular esse tipo de análise. O exercício é feito no processo de elaboração e transformação do conhecimento a partir da vivência em sala de aula e da troca de ideias com os estudantes”, explicou Marco Paulo.

Para além de um exercício em sala de aula, o projeto também ajuda os alunos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para isso, outros professores estenderam o projeto para as turmas do Ensino Médio. “A experiência já está sendo compartilhada com os demais professores das turmas do Ensino Médio a fim de ampliar o exercício de interpretação como atividade interdisciplinar. Com o desenvolvimento processual dessa atividade, foi possível observar nos estudantes a ampliação da capacidade de análise crítica e interpretativa de imagens e, consequentemente, de produções textuais a partir do exercício do ato de interpretar”, considerou.

Fotos: acervo pessoal
A diretora da unidade, Aurilene Malta, diz que já, na Jornada Pedagógica, foram discutidas propostas de criação de projetos de incentivo à leitura. Como o projeto experimental do professor Marco Paulo vem dando bons resultados, a intenção é dar continuidade, aperfeiçoando-o. “Temos percebido um avanço na educação da nossa escola com o projeto proposto pelo professor. Os alunos não só melhoraram a leitura, como também o comportamento. Vamos dar continuidade ao projeto de forma planejada e aprimorada”, informou.

 

 

 

>> Assista ao vídeo e saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pelo professor Marco Paulo


>> Assista à homenagem dos estudantes ao professor Marco Paulo

Notícias Relacionadas