Professor Levi Brasilino desenvolve aplicativo para facilitar a aprendizagem

Foto: arquivo pessoal

No Colégio Estadual Artur Oliveira da Silva, no município de Juazeiro, aprender matemática tem sido mais prazeroso. Este é o resultado do Jogo dos 16 Ensinamentos (J16E) desenvolvido pelo professor Levi Brasilino da Silva. Disponibilizado no pátio do colégio na Cabine de Ensinamentos Matemáticos e para downloads no Play Store, o aplicativo J16E tem o objetivo de trabalhar operações com números inteiros, conteúdo básico para a aprendizagem da matemática, que deve ser visto no 7º ano do ensino fundamental, mas que, no Artur Oliveira da Silva, está sendo trabalhado por todos os estudantes, do 6º ao 3º ano do ensino médio.

"A maneira que ele organiza a aula, que ele explica é mais próxima da nossa linguagem", estudante Ana Clara da Silva

De acordo com o professor Levi, a ideia do projeto surgiu há 13 anos, quando uma aluna demonstrou dificuldades com jogos de sinais. “No caminho para casa, eu fiquei analisando o perfil da aluna, percebi que era uma aluna esforçada. E fiquei matutando: por que será que, mesmo sendo esforçada, ela não conseguiu adquirir esse conhecimento? Esse foi o ponto de partida! Eu disse, vou fazer alguma coisa para que isso não aconteça com outro aluno”. Depois disso, o professor desenvolveu alguns projetos e vídeos até chegar ao aplicativo J16E. “Quando foi em 2011, no meu mestrado, eu queria fazer uma coisa diferente. Algo que pudesse deixar o aluno independente, à vontade para aprender. Foi quando eu tive a ideia de desenvolver o aplicativo, que está no pátio e que pode ser colocado em android”, concluiu.

A aluna Ana Clara da Silva, estudante do 9º ano, relatou que sempre teve muita dificuldade na aprendizagem da matemática, mas que a forma de trabalho do professor Levi tem ajudado a superar suas dificuldades. “Antes eu não sabia nada de matemática. Eu vim a aprender depois que eu conheci o professor Levi. A maneira que ele organiza a aula, que ele explica é mais próxima da nossa linguagem. E tem os jogos. O que eu mais gosto é a Cabine de Ensinamentos Matemáticos, que fica no pátio. São várias contas que nós temos que resolver”, contou Ana Clara.

Foto: arquivo pessoal

Para Merivaldo Souza, diretor da unidade, há um envolvimento de todos os estudantes com a Cabine de Ensinamentos Matemáticos, o que tem possibilitado a aprendizagem de conteúdos e organizado o intervalo da unidade de ensino. “Há uma aprendizagem muito significativa. Nós observamos, por exemplo, que, no ano passado, alguns estudantes passaram a dominar conteúdos das séries seguintes. A participação dos estudantes nos jogos também tem deixado o recreio bem tranquilo, com um ambiente bem harmonioso”, destaca o diretor Merivaldo.

Para o professor Levi, a aprendizagem acontece mutuamente. “A aprendizagem é uma porta com duas chaves. Uma está com o professor e a outra está com o aluno. Se o aluno for para sala querendo aprender, mas o professor não quiser ensinar, não vai ter aprendizagem e vice-versa. A aprendizagem só vai ocorrer quando aluno e o professor utilizarem suas chaves!”.

>> Assista ao vídeo e saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pelo professor Levi Brasilino