Professor Eudaldo Dantas transforma madeira, vidro e plástico em Matemática

Foto: Emerson Santos Ascom/ Educação

Quem disse que a Matemática não pode ser aprendida de forma divertida e artística? O professor Eudaldo Marino Batista Dantas, do Colégio Estadual Luiz Fernando Macedo Costa, localizado no bairro Cajazeiras VII, em Salvador, ensina os estudantes a construir figuras geométricas utilizando materiais recicláveis como cabos de vassoura, madeira, vidro e plástico.

Munidos de criatividade e com o auxílio do professor Eudaldo Dantas, os estudantes colocam em prática o conhecimento adquirido ao longo das aulas através da montagem de sólidos geométricos, a exemplo de poliedros como cones, pirâmides, cubos e outros. “No momento da construção, o aluno aprende a calcular os ângulos dos objetos e, quando ele menos espera, já está sabendo executar outros problemas mais complexos”, disse o educador.

O aluno aprende a calcular os ângulos dos objetos e, quando ele menos espera, já está sabendo executar outros problemas mais complexos, professor Eudaldo Dantas

Eudaldo Dantas afirmou que a ideia de trabalhar com a Matemática de forma lúdica surgiu após concluir a sua graduação. “Sou apaixonado pela Geometria, é a área da disciplina que mais gosto e, por isso, resolvi criar e experimentar formas atrativas, pois quero que meus alunos se encantem com a Matemática assim como eu me encantei”.

Foi o que aconteceu com o estudante Erick Felipe Barbosa, 14 anos, do 8º ano. “Nunca gostei de Matemática porque as aulas eram sempre da mesma forma. Mas, quando o professor Dantas passou a ser meu professor, tudo mudou. Hoje tenho prazer em participar de suas aulas”, disse.

Fotos: Emerson Santos Ascom/ Educação
Marcelo de Souza, 12, do 7º ano, compartilha a mesma opinião: “Nunca pensei que fosse gostar tanto de Matemática. O professor Dantas tem um jeito de ensinar que deixa qualquer assunto fácil”. Para Naiuri Pereira, 14 anos, do 8º ano, Eudaldo é um dos seus professores preferidos. “Por ser muito carismático e paciente, ele deixa o clima mais agradável na sala”.

Segundo Silvia Márcia Perez, vice-diretora do matutino da unidade escolar, a melhora no rendimento dos estudantes é perceptível. “O professor Dantas atrai a atenção dos alunos e os envolve na construção do próprio conhecimento, o que influencia de forma satisfatória nas notas”.

>> Assista ao vídeo e saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pelo professor Eudaldo Dantas

>> Assista à homenagem do estudante Marcelo ao professor Eudaldo