Produções da Secretaria da Educação são destaque em conferência internacional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os conteúdos educacionais produzidos pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), por meio do programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais (Rede Anísio Teixeira) foram destaque durante a conferência Aprendizagem Móvel Brasil: olhares locais e globais sobre as políticas públicas e o futuro. Realizada pela Universidade de Columbia, o evento reuniu gestores e especialistas para debater as experiências de aprendizagem móvel bem sucedidas, as boas práticas desenvolvidas no Brasil e os desafios para a implantação das tecnologias móveis na educação pública.

O Ambiente Educacional Web, o Professor Web e a Tv Anísio Teixeira integram a publicação final de um estudo produzido pelo Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Columbia que mapeia as boas práticas de apropriação tecnológica no País. “Participarmos deste estudo e ter acesso aos resultados nos faz perceber o quanto estamos avançados em apropriações tecnológicas voltadas para a educação no Estado da Bahia”, explica o coordenador da Rede Anísio Teixeira, Yuri Wanderley, ressaltando o destaque para a Bahia, como uma boa prática de produção de conteúdo. “Nos destacamos pela nossa forma de produzir, valorizando e produzindo conteúdos elaborados pelos professores e estudantes, dialogando com a diversidade cultural de nosso Estado”, reitera.

“Estamos em um caminho muito interessante em relação ao que tem sido feito em outros estados. E a forma como a gente integra formação, produção e difusão de conteúdo realmente só vi com nossa experiência. Voltamos de lá com muito mais vontade. A Bahia está de parabéns”, comemora o professor Marcos Leone.

Apropriações Tecnológicas - A pesquisa realizada pela Universidade de Columbia apresentou um amplo estudo qualitativo sobre o uso de Tecnologias Educacionais. Foram mais de 160 horas de registro de entrevistas e grupos focais com secretários de educação, diretores de tecnologia da informação, diretores pedagógicos, coordenadores de tecnologia educacional, professores de ensino fundamental e médio de secretarias municipais e estaduais, além de especialistas do Ministério da Educação, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Também foram ouvidos o setor privado e organizações não governamentais. A pesquisa abrangeu as redes estaduais da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Goiás e Amazonas, além das redes municipais das capitais de cada um desses estados.

Rede Anísio Teixeira – Criado em 2008 pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais da Rede Pública Estadual de Ensino – Rede Anísio Teixeira visa contribuir no atendimento das demandas relacionadas ao uso educacional nas escolas públicas estaduais.  Entre seus projetos estão o Ambiente Educacional Web, a Tv Anísio Teixeira e o Blog do Professor Web.

 

Notícias Relacionadas