Praça da Ciência ganha nome de Anísio Teixeira em homenagem ao educador baiano

A Praça da Ciência, instalada no Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), foi uma das pautas do encontro realizado entre gestores da Secretaria da Educação e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), na última quarta-feira (31). O equipamento receberá o nome do educador baiano e tem previsão para ser inaugurado em setembro, como parte das atividades do Projeto 2020: Ano Anísio Teixeira, que visa homenagear o patrono do IAT que completaria, no ano seguinte, 120 anos.

A implantação da Praça, um espaço lúdico para ensino com uso de tecnologia e ciência, é uma iniciativa da SECTI e conta com a parceria da SEC. “Nesta parceria criamos as cartilhas pedagógicas para professores e estudantes. A do professor orienta como dar aula e a do estudante apresenta os conceitos de cada equipamento”, informou Shirley Costa, que integra a equipe da Coordenação Executiva de Projetos Estratégicos da Educação (CEPEE), da SEC.

“Uma das constatações mais recorrentes de pesquisadores e educadores é que a escola acaba se distanciando da vida dos estudantes. Então, quando você tem uma praça, que por definição é um local de encontro, a serviço da ciência e das escolas, essa conexão é imediata e facilita, potencializa a aprendizagem dos estudantes”, afirmou Iuri Rubim, diretor de Inovação e Tecnologia do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC).

Ao todo, existem 40 praças implantadas em todo o estado e a previsão é que mais oito novos espaços sejam disponibilizados, em escolas da rede estadual e municipal. “Fizemos uma alteração neste projeto e agora eles serão implantados em escolas. Como a praça do IAT ainda não havia sido inaugurada, queremos fazer um evento para o fortalecimento da ciência nas escolas” explica a Diretora de Políticas e Programas da SECTI, Sahada Luedy, lembrando que cada escola contemplada com uma Praça da Ciência terá que apresentar um projeto de compartilhamento do espaço com a comunidade e outros centros de ensino.

Praças da Ciência – Espaços de formação criados para o ensino da ciência, permitindo melhor absorção dos conteúdos através de ferramentas lúdicas e tecnológicas. O objetivo é que o uso destas ferramentas torne a aula interativa mais atraente e desperte o maior interesse dos jovens, proporcionando melhores resultados no processo de ensino aprendizagem.