Poesia desperta interesse de estudantes pela história do Recôncavo

Foto: acervo pessoal

Mergulhar na história do Recôncavo Baiano, uma região que resguarda a história da Bahia através de suas cidades e de seus habitantes, tornou-se uma tarefa “do coração” para os alunos da professora Rilma Lessa, de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Padre Palmeira, no bairro de Mussurunga, em Salvador. O projeto, batizado de Poetizando e Aprendendo no Recôncavo, começa em sala de aula, com pesquisas, criação de textos e apresentação de trabalhos em grupo, e a culminância se dá com uma aula externa nos municípios ícones da história do Recôncavo: Cachoeira, São Félix e Cabaceiras do Paraguaçu.

Nessa etapa, a produção de conhecimento se completa com um olhar e sentimento diferenciados dos alunos, a partir da experiência de vivenciar a vida cotidiana daquelas comunidades, a cultura e a história que a cercam, como destaca a professora Rilma Lessa. “O nosso projeto, que já aplico com os alunos do 2º ano do Ensino Médio há muitos anos, funciona como um estímulo para a socialização da turma; o exercício da cidadania e do empreendedorismo e a valorização da escola pública”, reforça.

Com 23 anos de ofício como educadora, Rilma Lessa conta que trabalhou por dez anos como secretária executiva de empresas de alto escalão. “Mas não era feliz. Resolvi entrar na faculdade e, depois da graduação, fiz um concurso para professor. Sabe quando você vê que tem uma missão? Pois é, trabalhar com educação é a minha. Os alunos fazem parte do meu universo e, com a convivência estreitada por conta do projeto e da facilidade de comunicação hoje, via internet, a gente acaba ficando mais próximos e isto é muito bom para o processo de ensino e aprendizagem. Sei que devo ser a professora chata e exigente, mas eles sabem do meu comprometimento”.

Os seus alunos entram na defesa: “De chata ela não tem nada. Ela é incrível, maravilhosa, determinada, preocupada em nos estimular a produzir o conhecimento. Quando ela percebe que a turma pode ser mais exigida, ela puxa e isto é importante para o nosso aprendizado”, elogia a estudante Taíssa Farias, 16 anos. A adolescente se tornou uma aluna de referência para a professora Rilma nas aulas em que a poesia dá a tônica. “É que sempre me interessei pela poesia porque, através dela, viajo e adquiro conhecimentos. Neste projeto, por exemplo, tive a oportunidade de conhecer melhor a rica história do Recôncavo Baiano, por meio dos versos de poetas famosos, como Castro Alves, e outros da região”, registra.

Bruno Teixeira, 18 anos, é também um fã confesso da professora Rilma. “Ela não é chata de jeito nenhum, é exigente. Mas são estes os melhores professores. Alguns colegas podem não perceber agora, mas no futuro vão agradecer por terem tido uma pessoa que contribuiu com a sua formação de uma forma tão especial”. O estudante conta que participar do projeto sugerido e orientado por ela foi uma das experiências mais gratificantes que teve na escola. “O projeto é muito interessante porque trabalhamos o conteúdo de Língua Portuguesa através da poesia e tendo como temática uma região muito rica histórica e culturalmente. Pesquisar a história e, depois, ver de perto tudo aquilo que vimos na teoria é muito impactante, é emocionante”.  Além disso, completa, o trabalho promoveu uma integração entre as turmas do 2º ano e toda a comunidade escolar. “Ficamos mais próximos uns dos outros e acho isto importante na vida estudantil”.

Pesquisa
O projeto Poetizando e Aprendendo no Recôncavo, sintetiza a professora Rilma Lessa, serve como incentivo à pesquisa de diversos assuntos em torno de temas que são apresentados de forma a despertar nos estudantes a curiosidade e a vontade de aprender. “Considero este trabalho um bom caminho para a produção de conhecimentos de várias áreas de estudo, oportunizando a contextualização e que irá perdurar na memória como um momento com o sabor do inédito, envolvendo outras disciplinas, como História, Geografia, Biologia e Química”.