PCE inaugura as suas atividades com lançamento do Projeto Energia que Transforma

O Programa Ciência na Escola (PCE) inaugura as suas atividades em 2013 com o lançamento do Projeto Energia que Transforma, uma das suas ações pelo fortalecimento do movimento em prol das ciências. O evento acontece no dia 17 de abril de 2013, às 19h30, no Teatro Jorge Amado.

Energia que Transforma – O objetivo é de contribuir para a ampliação de espaços de reflexão sobre eficiência energética, de forma integrada e contextualizada, na comunidade escolar. A ação é fruto de uma parceria entre o Ministério de Minas e Energia, a Fundação Roberto Marinho, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e a Secretaria Estadual de Educação da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE).

Sua implementação engloba oficina e ações de acompanhamento para formação continuada, ações de mobilização e de comunicação, além, do monitoramento das atividades realizadas. Para dar suporte às atividades pedagógicas e de comunicação serão utilizados materiais organizados em um kit que foi produzido especialmente para o projeto.

A coordenadora do PCE, Shirley Costa, ressalta que o Energia que Transforma está em consonância com o objetivo de fortalecer aprendizagens prioritárias em que se inclui a alfabetização científica e tecnológica nas escolas públicas estaduais. “Nosso objetivo é promover a formação de cidadãos críticos e atuantes em sua comunidade”, disse a coordenadora.

Os projetos desenvolvidos com os alunos, no âmbito do Energia que Transforma, participarão da seleção para a Feira de Ciências da Bahia, promovida pelo Programa Ciência na Escola. As experiências serão registradas e transformadas posteriormente em uma publicação chamada Boas Práticas.