Parceria que transforma: projeto conscientiza famílias sobre uso eficiente de energia

Iniciado em 2012, em parceria com a Eletrobras, o projeto Energia que Transforma atingiu alguns dos principais objetivos definidos na sua implementação em 2013: ampliar espaços de discussão sobre eficiência energética, sensibilizar a comunidade escolar e impactar diretamente as famílias dos estudantes  conscientizando para o uso eficiente da energia.

Foram realizadas oficinas de formação com educadores dos estados da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.  As oficinas contaram com o suporte de material pedagógico desenvolvido especialmente para o projeto: o kit Energia que Transforma. No kit os professores tinham a disposição a série de TV Vida de república, programas de rádio relativos ao tema e cinco cadernos com fundamentação teórica, metodologia aplicada, descrição dos programas de TV e sugestão de uso em sala de aula.

O projeto formou 650 educadores em 200 escolas estaduais e municipais, estas no RN, com potencial para alcançar 80 mil alunos. A implementação foi em parceria com a Coelba, Celpe e Cosern, com resultados positivos para gestores, educadores, alunos e famílias.

Para a assessora de eficiência energética do Grupo Neoenergia, Ana Mascarenhas, “o assunto é difícil de ser tratado, mas com a metodologia e os materiais focados em meio-ambiente, os educadores abraçaram o projeto e realizaram excelentes trabalhos, apresentados nas feiras de ciências em todos os estados. A premiação foi importante especialmente para os jovens do interior que deslocaram-se para o evento em Natal”.

Para Shirley Costa, coordenadora do programa Ciência na Escola, do Instituto Anísio Teixeira/ Secretaria Estadual de Educação da Bahia, “o material didático deu para o professor um norte, trabalhando a prática no cotidiano das pessoas. Muitas vezes temos consciência sobre o tema, mas a rotina do dia a dia não está em diálogo com isso.”

Ainda de acordo com a coordenadora, a parceria entre o Canal Futura, a empresa concessionária e a secretaria de educação foi essencial para o sucesso do projeto, mesmo com pouco tempo de implementação, cerca de um ano.

Dois meses após a formação  a equipe voltou aos estados e municípios para realizar a formação continuada e acompanhar a implementação, ouvindo os professores, suas conquistas e dificuldades iniciais. Este processo já fazia parte do monitoramento, realizado durante todo o projeto e que culminou na socialização das experiências nas Feiras de Ciências das escolas com apresentação dos trabalhos realizados e premiação.

Exemplo de inovação e criatividade foi o projeto realizado pelo professor de geografia Ângelo Filho, na Escola Técnica Estadual Cícero Dias, em Pernambuco. Os alunos criaram kits com vídeos educativos, jogos analógicos e digitais e aplicativos para celular em diferentes idiomas, sempre tratando do assunto eficiência energética pelo viés da sustentabilidade.

Segundo Ângelo “os jovens fizeram praticamente tudo. Eu trabalhei o material do projeto e deixei eles livres para criarem os vídeos, aplicativos e jogos. Resultado: um prêmio hors concours na Feira de Ciências e os aplicativos disponibilizados no Microsoft Market Place, a loja de entretenimento virtual da Microsoft”.

Para conhecer e utilizar o aplicativo desenvolvido pelos estudantes e participantes do projeto Energia que transforma clique aqui

Fonte: Canal Futura

Notícias Relacionadas