Oficina sensibiliza professores para educação especial

 

Fotos: Roberta Rodrigues

A construção de conteúdos e tecnologias educacionais com acessibilidade foi a temática da primeira oficina de produtos editoriais acessíveis (tecnologia assistiva), promovida pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), em parceria com a Coordenação de Educação Especial da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, na quarta-feira (15/06). Com o foco de sensibilizar os profissionais da educação para a produção destes conteúdos, o encontro reuniu educadores dos programas Pacto com os Municípios pela Alfabetização, Ciência na Escola, Gestar na Escola e Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), também participaram da oficina.

 

A oficina é a primeira de uma série de encontros que têm como foco, também, o planejamento e elaboração de uma formação específica para os profissionais da educação especial. Durante o encontro, foram apresentados os recursos digitais que atendem aos requisitos básicos de acessibilidade textual, como o acesso à imagem, para pessoas com deficiência visual, por meio da Audiodescrição associada às representações em relevo e ao Sistema Braille.

“Nesta oficina, os professores tiveram contato com as principais formas de escrita no mundo da deficiência visual”, destacou a coordenadora de Educação Especial, Patrícia de Jesus. “Ao final da oficina, o participante estará apto a identificar diferentes tipos de livros acessíveis e a utilizar técnicas de acessibilidade textual na vida cotidiana e profissional”, completou Patrícia.

Segundo José Renato Gomes, coordenador de Tecnologia Educacional do Instituto Anísio Teixeira, essa aproximação busca promover, na rede estadual, o conhecimento da tecnologia assistiva e do atendimento especializado. “Nós já temos um projeto, em andamento, para a criação de um curso de tecnologia assistiva, à distância. Então, essa oficina visa preparar a equipe para melhor trabalhar com esses projetos”, explicou José Renato.

 

Notícias Relacionadas