O Uso das Novas Tecnologias no Espaço Escolar: da TABA à Aldeia Global - cobertura

O objetivo do encontro foi fomentar a discussão sobre alguns princípios metodológicos e práticos voltados para o uso da tecnologia no ambiente escolar.

O Uso das Novas Tecnologias no Espaço Escolar: da TABA à Aldeia Global foi o tema da videoconferência transmitida no dia 18 de setembro de 2012 no Instituto Anísio Teixeira - IAT. No encontro, foram discutidas mudanças na filosofia e na metodologia de ensino com a inserção de tecnologias digitais na educação. Além disso, foram apresentados resultados da pesquisa “Engajamento dos nativos digitais” aplicada para  190 alunos do ensino médio e fundamental, que possibilitou trazer questionamentos sobre o alcance e os problemas decorrentes do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC  na prática docente.

O evento contou com a participação do Diretor de Educação a Distância - Rodrigo Camargo Aragão, da Coordenadora de Tecnologias Educacionais – Maria Rita Lima, coordenadores e professores dos Núcleos de Tecnologias da Bahia, dentre outros representantes das Coordenação de Tecnologias Educacionais e Coordenação Educação a Distância.  As palestrantes foram as professoras Junia de Carvalho Fidélis Braga, doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, docente adjunta da UFMG e Valeska Virgínia Souza, doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG, docente adjunta da Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

No final do encontro, foi  apresentada a trajetória do projeto TABA Eletrônica, um projeto de ensino, pesquisa e extensão da faculdade de Minas Gerais. O braço extensionista deste, de natureza itinerante, promove oportunidades de desenvolvimento da competência tecnológica de docentes, por meio de oficinas e seminários que visam à integração de ferramentas tecnológicas no contexto educacional.

 

 

Notícias Relacionadas