Live ensina como utilizar as tecnologias da informação e a comunicação no ensino de História

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), realiza nesta quinta-feira (20),  às 17h, no canal do IAT, no Youtube, a live  “As Tecnologias da Informação e Comunicação e o Ensino de História”, com o professor e historiador Rodrigo Lopes.
 
Durante a transmissão o professor apresentará um breve histórico do uso das TICs na educação e abordará os desafios para a docência com o intercurso tecnológico e o ensino de história em tempos de cibercultura, de fake news. 
 
Hora do Código – Tinkercad
 
Nesta terça-feira (18), no canal do IAT, no Yutube, educadores e estudantes acompanharam a oficina sobre a plataforma Tinkercad, com Professor André Carlos, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura - CJCC de Jequié. O palestrante convidado apresentou um tutorial ensinando com construir circuitos eletrônicos simples para serem utilizados remotamente ou presencialmente dentro da unidade escolar sem ter uma placa física e desenvolver mecanismos sabendo o básico de eletrônica. 
 
“Utilizamos essa plataforma para montar um protótipo no simulador e, dentro do simulador, o estudante pode fazer uma programação simples, onde ele não precisa ter conhecimentos em eletrônica, nem de programação. Podemos trabalhar nas salas do ensino fundamental II e o ensino médio” explicou André Carlos.
 
Conhecido por sua simplicidade e facilidade de uso, o Tinkercad é um programa online gratuito que permite criar, desenhar circuitos, usar modelagem em 3D e modificar rapidamente qualquer design que tenha criado.
 
Lives
 As transmissões fazem parte de um série de lives promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), junto com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), que tem por finalidade oferecer recursos que contribuam na construção de conteúdos educacionais no período de isolamento social. Todos os conteúdos estão disponíveis no canal do IAT no Youtube. Já foram abordados temas como Pensamento Computacional, Histórias em Quadrinhos na Educação, Game, Ciência e Astronomia, História de Mulheres Negras para Sala de Aula, Turbine seu conteúdo digital e Linguagem Radiofônica.

Notícias Relacionadas