Live ensina como a literatura Infantil pode contribuir no desenvolvimento cognitivo e socioemocional

Palavras-chave:
Nesta quinta-feira (10), pelo canal do IAT, no Youtube, profissionais da educação acompanharam a live sobre “A contribuição da Literatura Infantil para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional”, com a Professora Joelma Estela. A atividade é uma ação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), junto Instituto Anísio Teixeira (IAT), que tem como a finalidade oferecer recursos que contribuam na construção de conteúdos educacionais no período de isolamento social.
 
A transmissão trouxe o debate sobre a concepção e a história da infância no Brasil, os estágios psicológicos da criança, a utilização da literatura infantil e como ela ajuda no desenvolvimento socioemocional, na construção de identidade e respeito à diversidade. “A literatura nos enriquece como seres sociais, políticos e nos torna humanos. A leitura da literatura traz uma contribuição para todos, para os adultos, para as crianças e é nesse processo de construção da leitura e da escrita que nos fortalecemos", explicou Joelma.
 
Na próxima terça-feira (15), às 9h, no canal do IAT, no Youtube, irá acontecer um tutorial do Word wall, com a Coordenadora de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Geisa Santos. A oficina apresentará as possibilidades de utilização da ferramenta digital para incrementar as atividades pedagógicas.
 
Word Wall é uma plataforma projetada para a criação de atividades personalizadas, em modelo gamificado, utilizando apenas poucas palavras. Embora seja ideal para aplicação com alunos em fase de alfabetização ou no uso para ensino de línguas estrangeiras para crianças e adolescentes, a plataforma é versátil e a multiplicidade de atividades que podem ser criadas abre espaço para uso em diversas disciplinas.
 
As transmissões fazem parte de uma série de lives promovidas pela SEC junto IAT, que acontecem todas terças-feiras, às 9h e quintas-feiras, às 17h. Já foram abordados temas como Alfabetização Inclusiva, A Literatura de Cordel na Educação Criativa, A Literatura de Cordel na Educação Criativa, As Tecnologias da Informação e Comunicação e o Ensino de História, entre outros. Confira a playlist das lives realizadas: http://bit.ly/playlistlivetech.

Notícias Relacionadas