Ligação entre Colégio de Aplicação e IAT é reaberta após 14 anos

Fechado há 14 anos, um corredor que liga o Instituto Anísio Teixeira (IAT) ao Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira (CEAAT), foi reaberto nesta sexta-feira (26). A reabertura da ligação entre a escola e o órgão, ambos vinculados à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, representa mais do que um caminho físico. Simboliza o fortalecimento da parceria entre escola e centro de formação dos profissionais da educação.

“Nosso objetivo é criar mais este laço com a escola. Existe uma afinidade muito grande do Instituto com este colégio que vai além do compartilhamento dos espaços, mas que segue também para a construção dos caminhos pedagógicos e com foco no fortalecimento da aprendizagem em nosso Estado”, afirmou Cybele Amado, diretora geral do IAT.

Para Valdenice Estrela, diretora do CEAAT, a reabertura do corredor que liga a escola ao IAT, resulta da sensibilidade das gestões. “Estamos aqui estreitando os laços. É um momento histórico para as duas instituições. Agora vamos fortalecer a parceria em outros campos. Estamos religando a estrutura, as pessoas, projetos, de forma que nossas práticas pedagógicas e nossas intenções possam caminhar juntas”.

Com cerca de 12 metros de comprimento, o corredor permitirá que professores e estudantes do CEAAT tenham um acesso mais rápido ao IAT. “Agora a gente pode chegar mais rápido à biblioteca, ter acesso à internet do instituto e facilita, também, para fazer atividades nos auditórios”, comemorou o estudante Emanuel Paixão, do segundo ano do ensino médio, que agradeceu a atividade em nome de todos os colegas do colégio.

Quem também comemorou a abertura foi a merendeira Zilda Gonçalves, que há 26 anos trabalha levando sabor e alegria para os estudantes nos intervalos. Sempre sorridente, ela lembra da movimentação entre escola e IAT. “Era o tempo todo gente passando por aqui. Estudantes indo buscar livros ou vídeos, professores, os diretores. Esse é o que chamo do caminho do amor”, enfatizou.