Lançamento do III Seminário Baiano PIBID

Eugênio Afonso e Roberta Rodrigues / IAT

Um grupo artístico do curso de licenciatura em música, da UEFS, abriu a noite de apresentação do III Seminário Baiano PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), no IAT, na segunda-feira (26/8), com a encenação do espetáculo “A saga de Bentinho”.

Comandando a mesa de abertura, e representando também o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, a diretora geral do IAT, Irene Cazorla, conclamou todos os pibidianos a estimular os estudantes para participar de eventos relacionados à educação no Estado. “Todos os profissionais da educação são responsáveis pela qualidade do ensino”, lembrou Cazorla.

O encontro, que promove a articulação e o diálogo entre os coordenadores de cada instituição de ensino através de encontros, debates e discussões em reuniões de coordenadores sobre as ações do PIBID, contou também com a presença de professores, estudantes e coordenadores do programa, além do professor-doutor Júlio Diniz, da UFMG, que falou sobre a valorização da licenciatura e a iniciação à docência na educação básica.

Para o professor Diniz, o PIBID é um programa que tem um grande potencial para diminuir as distâncias entre universidades e escolas em termos de criação de parcerias para a formação de professores. “Essas bolsas do PIBID servem para incentivar os alunos a seguirem no magistério da educação básica”, enfatizou Diniz.

A mesa de abertura contou, também, com as presenças da professora Amélia Maraux, superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, e do pró-reitor de graduação da Ufba, Ricardo Miranda.

Troca de ideias - O objetivo do seminário é, também, socializar experiências e discutir os impactos do PIBID na Bahia, com vistas a formular propostas que norteiem a elaboração de políticas públicas para a educação. De acordo com Cíntia Albernaz das Neves, estudante de química da UFRB, em Amargosa, esse encontro é importante porque serve para discutir novas formas de aplicação dos trabalhos, para trocar ideias e também pela possibilidade de transmissão de conhecimento.

Já para a estudante de pedagogia da UESB, de Vitória da Conquista, Jocilene Oliveira, o ponto maior do encontro é a interação dos PIBIDs baianos e a troca de informações com outras pessoas. “A gente acaba conhecendo novas pessoas e isso é muito rico para o nosso trabalho”, pontuou Jocilene.

Nos dias 27 e 28 de agosto, os integrantes do seminário participam de grupos de trabalho e de debates sobre as questões da institucionalização do PIBID no sistema do ensino superior e da educação básica.