Jornada Pedagógica: Professores planejam em Salvador novas metodologias de aprendizagem

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os dois primeiros dias desta semana estão sendo de muito planejamento para os professores, coordenadores e gestores das unidades escolares da rede estadual de ensino, que estão participando da Jornada Pedagógica 2018, que segue até esta quarta-feira (7) em todas as escolas estaduais. Em Salvador, esta terça-feira (6) foi dedicada à construção coletiva de novas metodologias de aprendizagem, a partir do tema central da Jornada: “Aprendizagens e Territórios: Novos Rumos para a Educação do Século XXI”.
 
Durante o planejamento, além da avaliação das ações realizadas durante o ano letivo anterior, também são definidos novos projetos e ações envolvendo sempre a participação das famílias e da comunidade local. A professora de Língua Espanhola, Julia Lopes, que leciona no Colégio Estadual Rotary, localizado no bairro de Itapuã, afirma que o encontro é muito produtivo. “Estou planejando todas as minhas aulas com base nos projetos interdisciplinares realizados na escola e no tema da jornada. Um deles está relacionado à temática da Copa do Mundo que acontecerá este ano e meu foco será trabalhar com os alunos todos os países participantes que falam Espanhol para que eles conheçam a cultura de cada um”, destaca.
 
O professor de Geografia, Wladiclécio Regis dos Santos, do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, localizado no bairro do Cabula, conta que já está pensando no próximo tema da Feira das Ciências que é realizada anualmente no colégio. “A partir das opiniões de todos, podemos alinhar uma trajetória para alcançarmos o objetivo que é o aprendizado dos estudantes. Para isso, estou adaptando os assuntos a serem estudados com base na realidade local e o perfil de nossos estudantes”, informa.
 
Segundo a diretora do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador, Isabel das Virgens, já houve uma pré-jornada da unidade de ensino no final do ano letivo de 2017 e, agora, o planejamento segue de forma mais direcionada. “Estamos reinventando e reformulando as propostas de oficinas e atividades. Muito do que a gente já faz através da tecnologia e da parceria com a comunidade local, potencializa o conhecimento que o próprio aluno traz das escolas em que estudam”, revela.
 
A gestora também informa que o segundo dia da jornada foi marcado por mobilização nas escolas da rede. “Visitamos colégios como o Estadual da Bahia, Augusto Teixeira, Bolivar Santana, Odorico Tavares e Rafael de Oliveira para levar para os professores a proposta do Centro Juvenil de Ciência e Cultura”, conclui. 

Notícias Relacionadas