Jornada Pedagógica 2022 mobiliza educadores da rede estadual de ensino

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Com o tema “Educação e democracia: Anísio Teixeira, Paulo Freire e seus legados”, a Jornada Pedagógica 2022, iniciada nessa terça-feira (1º), vem mobilizando educadores do Estado para debater e avaliar as ações já realizadas na rede estadual e projetar novas estratégias pedagógicas para o atual ano letivo. O momento promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) segue até sexta-feira (4), com palestras e debates em todas as unidades de ensino da rede estadual, tendo também como foco a promoção de uma educação democrática, acolhendo as diversidades de cada comunidade.   
 
Para Sandra Carneiro, professora de Língua Portuguesa, do Colégio Estadual Pedro Falconeri, em Pé de Serra, a ocasião é um momento de reencontros, partilhas e direcionamentos. “Entre avaliações e planejamentos, a jornada é um espaço privilegiado de troca de saberes. Com isso, temos aproveitado para rever os nossos passos e definir ações para o ano letivo que se apresenta em um misto de desafios e esperanças. Espero que com a construção coletiva, que sempre embasou os nossos trabalhos, tenhamos um ano com muitas realizações”.
 
A coordenadora pedagógica Denize Boaventura, do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, em Ibipeba, ressaltou a importância de discutir a educação no contexto pandêmico e as complexidades deste tempo. “Isso envolve considerar a garantia dos direitos de aprendizagem, trabalhando a partir de um diagnóstico real da escola com planejamento coerente,  formação continuada e disposição para fazer o melhor.  Embora seja um tempo desafiador, estamos animados e esperamos por um 2022 produtivo, marcado por boas oportunidades de desenvolver práticas pedagógicas significativas  que promovam o protagonismo, a autonomia e o desenvolvimento integral dos nossos alunos e docentes”.  
 
De acordo com o diretor Alexandre de Jesus Santos, que atua no Colégio Estadual José Américo Araújo, em Itaetê, a jornada vem sendo realizada como planejado. “Aqui, na unidade, contamos com uma participação massiva dos nossos professores e do coordenador pedagógico. Percebo todos empenhados em discutir Paulo Freire e Anísio Teixeira, procurando extrair desses autores as contribuições que possam ajudar a dialogar com a comunidade escolar e consolidar os espaços democráticos da nossa instituição. Estamos com o mesmo propósito: fazer o enfrentamento dos desafios que foram colocados pelo Coronavírus no que se refere aos impactos causados no processo de ensino e aprendizagem”. 
 
Aline D’Oliveira, que é diretora do Núcleo Territorial de Educação (NTE) do Território da Chapada Diamantina, acompanhou as ações em alguns colégios e disse ter ficado emocionada com o comprometimento dos educadores.  "É muito bom estar no ambiente escolar acompanhando a jornada pedagógica. Estamos incluindo a tecnologia e suas inúmeras possibilidades no planejamento dos momentos presenciais. É possível notar o aprendizado de educadores que vivenciaram o percurso pandêmico do ano continuum 2020-2021 e o amadurecimento de todos nós com relação aos conhecimentos adquiridos e construídos. Estamos, agora, debruçados em um planejamento para fortalecer a Educação da Rede Estadual de Ensino, tendo como foco os nossos estudantes”.

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