Instituto Anísio Teixeira completa 31 anos priorizando a formação de professores

O Instituto Anísio Teixeira (IAT) completou, nesta sexta-feira (23/1), 31 anos. Criado pela Lei nº 67 de 19 de junho, de 1983, o IAT iniciou suas atividades no dia 23 de janeiro de 1984, com o objetivo de realizar estudos e pesquisas em ciências, educação e cultura. E, ao longo destas três décadas, se tornou uma referência na formação de profissionais da Educação das redes estadual e municipais e, ainda, pela coordenação de projetos estruturantes para a educação básica. O IAT também é destaque pela produção e distribuição de conteúdos educacionais, com acesso livre disponibilizado pelo Portal da Educação www.educacao.ba.gov.br.
 
Nos últimos dois anos, o IAT formou 31 mil professores em Atualização em Práticas Pedagógicas e 23 mil estão fazendo curso em Tecnologias Educacionais. No período de 2011 a 2014, o IAT disponibilizou mais de 3 mil conteúdos educacionais digitais, incluindo todas as áreas do conhecimento do ensino médio. A TV Anísio Teixeira produziu mais de 400 programas educacionais em vídeo, que são veiculados pela TV Educativa e pelo Portal da Educação.
 
O secretário da Educação do Estado da Bahia destacou a importância da contribuição dos professores da rede estadual de ensino em 31 anos de atividade do Instituto. “Os projetos educacionais do Instituto Anísio Teixeira são feitos por professores da rede estadual, professores que são escolhidos por edital e, portanto, por mérito. Dentro do IAT, eles constituem equipes de excelência, em projetos como o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMiTec), o Gestar na Escola, o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio e o Programa Ciência na Escola. Esta é uma instituição que orgulha a todos nós e que honra o nome do grande educador Anísio Teixeira”, acrescentou.
 
Diretora interina do Instituto, Kátia Ramos ressaltou a preocupação das atividades desenvolvidas pelo IAT com a melhoria da escola pública. “O IAT promove uma política muito engajada de formação de professores. Nós trabalhamos para chegar ao estudante, utilizando a escola como espaço de formação e conhecendo a realidade do professor e do estudante. A partir desse conhecimento, a gente tem condições de planejar cursos de formação e desenvolver projetos estruturantes que se adéquem à realidade da escola. É um orgulho fazer parte dessa história”, comemora.

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