Inscrições prorrogadas para a segunda edição do Concurso de Experiências Inovadoras na Formação Docente

As inscrições para a segunda edição do Concurso de Experiências Inovadoras na Formação Docente (Prêmio Paulo Freire) foram prorrogadas até o dia 15 de março. Coordenadores e professores de cursos de formação inicial e continuada, equipes institucionais e interinstitucionais envolvidas com a formação docente, diretores e gestores que atuam no campo da formação de educadores podem apresentar propostas.

O Prêmio Paulo Freire é uma iniciativa do Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (Pasem), que promove o intercâmbio de experiências e práticas educacionais de formação docente nas quatro nações fundadoras do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai). O objetivo é compartilhar as experiências realizadas e estabelecer ações comuns para ampliar o direito à educação e à integração regional.

A edição 2013 do concurso recebeu 237 projetos. Desse conjunto, foram premiados 11 trabalhos, sendo quatro desenvolvidos na Argentina, quatro no Uruguai e três no Brasil. As experiências premiadas participaram do seminário regional e a instituição vinculada à proposta recebeu apoio econômico para a atualização da sua biblioteca e aquisição de equipamento didático e pedagógico.

Os concorrentes ao prêmio terão que documentar as experiências inovadoras relacionadas com as seguintes temáticas:

• O percurso da prática e o âmbito das práticas profissionais na formação inicial.

• Práticas inovadoras da educação em prol da diversidade.

As experiências devem ter sido realizadas de 2010 a 2014. Se estiverem em desenvolvimento, deve ter pelo menos um ano de aplicação.

Mais informações e inscrições na página do Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul na internet.  http://www.pasem.org/pt/concurso/