III Workshop de Educação Científica

A Secretaria Estadual da Educação, por meio do IAT e da Coordenação para o Desenvolvimento do Ensino Superior - Codes, em parceria com a SBPC-BA e a Academia de Ciência da Bahia – ACB realizou, simultaneamente, o III Workshop de Educação Científica e o II Seminário sobre renovação/inovação didática no ensino de ciências.

“Esses dois eventos aconteciam de forma separada, um em cada momento. Em diálogo com os organizadores do evento percebemos que tanto um quanto o outro comungavam de objetivo comum que é fortalecer o diálogo entre as universidades e a escola básica em prol do ensino de ciências. Então foi aí que a gente decidiu realizar os eventos simultaneamente trazendo a discussão sobre pontos relevantes para que a gente possa unir forças em prol da melhoria da educação cientifica dos nossos alunos lá no chão da escola básica”, explicou Shirley Costa, coordenadora do evento.

O encontro teve como objetivo dar continuidade às ações iniciadas nos I, II workshops e no seminário sobre renovação/inovação didática no ensino de ciências da natureza, realizado no dia 27 de setembro de 2012, e que contaram com a participação de representantes dos colegiados dos cursos de ciências naturais, física, química e biologia das Instituições de Ensino Superior – IES da Bahia. Além disso, tinha a função de sistematizar as discussões nos eventos que os precederam e construir de uma agenda conjunta IES – Escola Básica, promovendo o processo de formação científica dos estudantes.

Fotos: Neise Soares/IAT
“Na primeira edição a gente organizou uma agenda de ações a serem viabilizadas ao longo do ano para que pudesse atender a essa demanda que surge da escola básica. No segundo os cursos de licenciaturas em física, química, biologia e ciências da natureza trouxeram para ser socializados os seus currículos de formação de professores para que a gente pudesse refletir em que esses currículos atendem a demanda que surge da escola básica”, detalha Shirley.

Segundo a coordenadora, essa terceira edição trouxe a socialização de experiências da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e do projeto Ciência Viva que é uma ação que ocorre em Portugal onde a escola vai a universidade. “Então, a nossa intenção ao realizar esse evento é exatamente promover esse movimento de articulação, de sensibilização, de envolvimento, entre a universidade e a escola básica”, conta a coordenadora.

Participaram do evento a Diretora Geral do IAT, Irene Cazorla, o assessor especial do gabinete da Secretaria, Nildon Pitombo, representantes da FAPESB, e o presidente da Academia de Ciências da Bahia, e ex-governador da Bahia, Roberto Figueira Santos.

Irene ressaltou a importância da articulação universidade – escola. “Conseguimos fazer um estreitamento com todas as universidades públicas. Estamos chamando a atenção para cada universidade para que caminhe conosco. A gente precisa fortalecer o movimento universidade – escola”, disse Irene.

“A gente está conseguindo realmente recolocar o discurso e a prática da educação científica na pauta das escolas, na pauta dos trabalhos discentes e, isso já está desde há muito tempo na pauta do secretário, portanto, na pauta da política pública do Todos Pela Escola”, afirmou Nildom Pitombo, Assessor especial do gabinete da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Já o presidente da academia de ciência da Bahia, e ex- governador do estado, Roberto Santos agradeceu o convite e a oportunidade de participar do evento. “É com muita alegria que participo desse seminário. A Bahia precisa de ações como esta há muito tempo. Esse encontro tem uma importância imensa para o ensino de ciências na Bahia”, destacou Roberto.

No evento, foi anunciado o edital Fapesb nº 028/2012 “Inovação em Práticas Educacionais nas Escolas Públicas da Bahia”, bem como foi discutido o formato de um edital que incentive ações de Educação Científica das IES na Educação Básica. Além disso, ocorreu a apresentação de trabalhos científicos. Um deles foi o desenvolvido pelos alunos Caio Araújo, Neydson Santana e Maciel Oliveira do Cetep Agreste, localizado cidade de Alagoinhas.

O projeto intitulado “Captação e aproveitamento de águas pluviais do telhado do Cetep” trabalha com a questão do autoconsumo de água potável no Cetep. “O projeto não utiliza nenhum meio de energia, apenas a gravidade e é um projeto sustentável. Nossa intenção é expandir para todas as escolas, residências e outros locais”, conta Maciel.

Notícias Relacionadas