III Feira de Ciências da Bahia e VIII Feira Baiana de Matemática

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para o ensino das ciências a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira (IAT), divulga a Chamada Pública Nº 02/2013 para realização da III Feira de Ciências da Bahia e VIII Feira Baiana de Matemática.

Destinada a professores e alunos das Redes Municipal e Estadual de Ensino da Bahia, as inscrições acontecem até o dia 07 de junho de 2013.

É importante realizar a leitura integral da Chamada Pública 02/2013, antes da assinatura do Termo de Adesão, que tem por objeto o repasse dos recursos oriundos do Fundo de Assistência Educacional (FAED) às Unidades Escolares para a elaboração e execução de feiras escolares de ciências e matemática.

“A importância desse projeto está no fato de conseguirmos motivar os alunos para a realização da pesquisa. Percebemos o quanto eles ficam entusiasmados ao apresentarem os seus trabalhos e o orgulho que sentem em dizer que tiveram que pesquisar o assunto para poderem propor soluções para uma determinada problemática. Acredito que dessa forma estamos no caminho certo para conseguir o objetivo que é realizar a iniciação científica na Educação Básica”, destacou o coordenador da Feira de Ciências, Rogério Lima.

Continuidade - A III Feira de Ciências da Bahia tem como objetivo principal dar continuidade ao trabalho iniciado em 2011 com a realização da I e II Feira de Ciências da Bahia, dentro de uma proposta maior que é o Ciência na Escola, um programa estruturante da Secretaria Estadual da Educação.

“Aposto na pesquisa como forma de quebramos o modelo tradicional de ensino e as Feiras de Ciências da Bahia nos mostraram isso. Os professores têm relatado que os alunos que participaram nas edições anteriores estão mais atentos às aulas e mobilizando a participação de outros jovens. A quantidade de trabalhos realizados em cada unidade escolar também começa a aumentar e esse impacto é extremamente positivo”, disse Rogério.

 

Notícias Relacionadas