II Simpósio Baiano de Licenciaturas

Palavras-chave:

O Instituto Anísio Teixeira – IAT informa que será realizado nos dias 05 e 06 de julho de 2012, no próprio instituto, o II Simpósio Baiano de Licenciaturas - SBL. O evento, que tem como temática central a política de formação de professores da Educação Básica, vai oportunizar esta discussão com todas as Instituições de Ensino Superior - IES públicas e privadas que formam docentes para a Educação Básica no Estado, trazendo ainda contribuições reflexivas de convidados de IES da Bahia e de outros estados, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/MEC e do Conselho Nacional de Educação - CNE. O prazo para a submissão dos trabalhos vai até o dia 20 de abril.

 
OBJETIVO - O II SBL visa refletir sobre a política de formação de professores no Estado da Bahia e sua aderência e compromisso com a qualificação da Educação Básica no Estado.  Além disso, vai levantar diagnóstico e demandas da formação de professores para a Educação Básica no estado da Bahia, a partir da multiplicidade de olhares, contextos e especificidades das diferentes IES responsáveis por esta formação. 
 
O simpósio também discute o plano estadual de formação de professores a partir das demandas de formação apresentadas na contemporaneidade e de acordo com as necessidades de desenvolvimento do Estado e os formatos curriculares dos cursos de licenciatura ofertados pelas IES públicas baianas e, ainda, propor princípios formativos que contribuam para a qualificação do trabalho docente desenvolvido na Educação Básica.
 
CONTEXTO - O Simpósio Baiano das Licenciaturas surge no contexto do FORPROF – Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente, que foi instituído na Bahia no dia 21 de janeiro de 2010, pelo exmo. secretário da Educação do Estado da Bahia, obedecendo ao Decreto 6.755 da atual Política Nacional de Formação do Magistério da Educação Básica de 29 de janeiro de 2009 e Portaria Normativa 833 e 931/MEC de setembro de 2009. 
 
 
O FORPROF-BA tem como objetivo propor, fiscalizar, acompanhar e monitorar as atividades do Plano Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no Estado da Bahia- PARFOR, por meio de reuniões contínuas com datas pré-estabelecidas e validadas pelos integrantes. 
 
O evento é organizado pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, em parceria com o FORPROF, e conta com o apoio do IAT.  Outras informações podem ser obtidas AQUI .
 
 

Notícias Relacionadas