II Feira de Ciências da Bahia e VII Feira Baiana de Matemática

 

 

 

 

 

 

 

Vem aí a II Feira de Ciências da Bahia. O evento ocorre simultaneamente com a VII Feira Baiana de Matemática e vai mobilizar mais de 13 mil estudantes de 268 escolas baianas. Além desses, somam-se ainda os estudantes que visitarão a feira, que acontece nos dias 26 e 27 de novembro de 2012, das 9h às 18h, no Passeio Público (Campo Grande) de Salvador.

O objetivo da Feira de Ciências da Bahia é disseminar uma proposta metodológica do ensino das ciências, partindo da ênfase na experimentação, na vivência da investigação científica, através de seus métodos e materiais e de suas fontes de consulta e apresentação de resultados, na busca de soluções para problemas contemporâneos, na interdisciplinaridade e contextualização do currículo escolar e no estímulo dos educandos pela pesquisa e investigação como trajetória do aprendizado.

O projeto está estruturado em três etapas: a primeira é a formação continuada de professores, a segunda, a realização de feiras escolares e, por fim, a culminância com a realização da II Feira de Ciências da Bahia em Salvador. Serão apresentados 150 trabalhos que poderão concorrer à participação em feiras de outros estados.

"A participação dos nossos jovens em feiras nacionais também representa um marco. Nesses eventos somos informados que nunca a Bahia marcou tanta presença como vem acontecendo atualmente, e o que nos gratifica é o fato de essa presença, em alguns casos, vir acompanhada de premiações”, destaca Rogério Lima, coordenador da Feira de Ciências da Bahia.

Para Rogério, a democratização e a popularização dos saberes em eventos dessa natureza, e a oportunidade que estudantes e professores têm de mostrar seus potenciais, confluem para a mudança dos índices observados em pesquisas e avaliações relacionadas a essa temática. “Essa Feira é mais uma iniciativa do Governo do Estado na busca da melhoria da qualidade da educação pública na Bahia”, pontua.

Continuidade - A II Feira de Ciências da Bahia tem como objetivo principal dar continuidade ao trabalho iniciado em 2011 com a realização da I Feira de Ciências da Bahia, dentro de uma proposta maior que é o Ciência na Escola, um programa estruturante da Secretaria Estadual da Educação. Em sua primeira edição, a Feira de Ciências da Bahia possibilitou a jovens baianos o contato com a pesquisa, a experimentação e a inovação como ferramentas no fortalecimento das práticas de estudo. Foram atendidos 144 municípios em todo o Estado e ofertadas 420 vagas com a participação de professores de 192 escolas.

A I Feira de Ciências da Bahia expôs 65 projetos eleitos como os destaques em suas feiras locais, sendo que três projetos foram classificados para representar o Estado da Bahia na XVII Feira Ciência Jovem em Olinda-PE e quatro representaram o Estado, em março de 2012, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharias - FEBRACE.

Notícias Relacionadas