IAT sedia reunião do Fórum Estadual de Educação

O Fórum Estadual de Educação (FEE- BA) realizou nesta sexta-feira (10/07), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), a primeira reunião de avaliação dos procedimentos de elaboração dos Planos de Educação Municipal, Estadual e Nacional. Na Bahia, dos 417 municípios, 380 já possuem planos elaborados e sancionados.

Fotos: Roberta Rodrigues/Ascom IAT
“Essa reunião tem como objetivo realizar um panorama geral do País e do Estado, com vistas ao atendimento da Lei do Plano Nacional de Educação”, ressaltou o presidente do Fórum Estadual de Educação e diretor-geral do IAT, Nildon Pitombo.

Para o diretor da Secretaria de Educação com Sistema de Ensino (Sasi), do Ministério da Educação (MEC), José Geraldo Grossi, a proposta feita pelo Fórum Estadual da Bahia é muito interessante. “Já podemos comemorar os avanços conseguidos com a elaboração e adequação dos Planos Municipais e Estaduais de Educação”, destacou Grossi.

“É muito desafiador concretizar metas e estratégias que realmente apontam para o horizonte da qualidade da educação. Então, reunir aqui o Fórum Estadual de Educação com todas as instituições que dele fazem parte, para pensar um pouco os próximos passos e fazer com que o plano se efetive, é extremamente importante”, salientou a presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e coordenadora Fórum Nacional de Educação, Gilvânia Nascimento.

Fórum Estadual de Educação - O Fórum Estadual de Educação tem como princípio a participação e o envolvimento amplo dos sistemas e de todas as instituições educativas, bem como da sociedade civil, na articulação, avaliação e colaboração com os sistemas de educação. Portanto, deve ser entendido como espaço de deliberação coletiva, amadurecimento institucional e cooperação.