IAT realiza formação sobre o uso responsável da energia

Fotos: Roberta Rodrigues/ Ascom IAT

Mobilizar a comunidade escolar para o uso eficiente e responsável de energia. Este é o propósito da formação que reúne, até sexta-feira (22/07), no Instituto Anísio Teixeira, cerca de 60 professores da rede estadual para a utilização da metodologia Energia que Transforma. A formação é fruto da parceria do Instituto Anísio Teixeira (IAT), por meio do Ciência na Escola, com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e a Fundação Roberto Marinho. A atividade busca sensibilizar os estudantes, através dos educadores, para o uso consciente de energia.

De acordo com Severiano Alves, diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), essa parceria é mais um avanço para a comunidade escolar e se encaixa dentro da proposta do programa Educar para Transformar – Um pacto pela educação. “É uma parceria que vem acontecendo desde 2012 e que tem rendido frutos bastante positivos nas escolas da rede estadual, com professores e estudantes fortalecendo o conhecimento científico”, salientou o diretor.

A formação prioriza o diálogo e fortalece a consciência sobre o uso eficiente de energia para a preservação dos recursos naturais. Os educadores inscritos no Energia que Transforma receberam o kit pedagógico, que contém livros, jogos, dvd´s e cd´s, para uso em sala de aula e serão certificados.

Para Shirley Costa, coordenadora do Ciência na Escola, a ação é importante para que a escola possa criar agentes multiplicadores. “Nossa proposta com esta formação é qualificar os professores para que eles possam discutir a temática da energia e sustentabilidade em sala de aula, fazendo com que o estudante tenha autonomia para levar o conhecimento para sua comunidade”, informou.

Segundo a professora formadora Carla Ollandezos, do Núcleo Regional de Educação de Salvador (NRE26), essa atividade fortalece as ações desenvolvidas pelo Ciência na  Escola ao longo do ano. “É uma formação continuada que atualiza o professor, tira ele da sala de aula, dando a oportunidade para que tenha um momento prático, com uma dinâmica diferenciada, para que possamos repassar esse aprendizado para as escolas”, disse.

 

Notícias Relacionadas