IAT promove Semana da Consciência Negra 2018

Instituto Anísio Teixeira discute a afrodescendência com grade de programação rica e diversificada.

Entre os dias 26 e 30 de novembro, o Instituto Anísio Teixeira (IAT) irá promover uma ampla discussão a respeito de questões étnico-raciais e os caminhos da educação na busca por uma sociedade mais justa. A 1ª Semana IAT da Consciência Negra ocupará o auditório principal e várias salas do órgão, com palestras, mesas de discussão, apresentações culturais e oficinas. A programação também abre espaço para exposições de livros e produtos diversos que de alguma forma promovem a valorização e/ou discussão sobre a afrodescendência. A programação é gratuita e aberta ao público.

O evento rende homenagem ao professor Edivaldo Machado Boaventura, falecido recentemente, que como Secretário da Educação do Estado da Bahia foi o primeiro a implantar, nas salas das escolas, aulas com discussão sobre temas ligados à afrodescendência. Sob essa inspiração, a grade de programação apresenta diversos pesquisadores, professores, militantes e interessados nessa temática.

Os desafios da aplicação das leis 10639/2003 e 11645/2008 na formação de professores, o sistema de cotas nas universidades, o processo do negro no sistema educacional e no mercado de trabalho, a capoeira como instrumento de educação e transformação social, a literatura de autores negros e os livros didáticos, a interculturalidade na educação, dentre outros, serão temas abordados ao longo dos cinco dias de atividades. Além disso, também haverá espaço para a apresentação de experiências exitosas nesse campo, realizadas nas escolas da Rede Estadual de Ensino.

A 1ª Semana IAT da Consciência Negra conta, em sua programação, com representações da UFBA, da UNEB, do IFBA, do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, da Fundação Steve Biko, do Instituto Hori, do Ilê Aiyê, do Muzenza, do Cortejo Afro, do Olodum, das redes estadual de ensino da Bahia e municipal de ensino de Salvador, dentre outras.

Acesse abaixo a programação do evento e saiba mais:

Semana da Consciência Negra.pdf