IAT promove atividade com formadores com foco no 3º encontro de Formação Continuada

Utilizar a leitura como catalisador para fortalecer o ensino e a aprendizagem nas escolas. Este foi um dos pontos de pauta do encontro promovido nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão que integra a Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A atividade, que reuniu educadores formadores que atuam no Plano de Formação Continuada, também trouxe como pauta a Plataforma Anísio Teixeira (pat.educacao.ba.gov.br), que soma mais de 7 mil conteúdos educacionais que podem ser aproveitados no planejamento pedagógico.

“Além da leitura como disparador do avanço das aprendizagens, vamos trabalhar outras temáticas junto aos formadores, como análise de sequências didáticas e construir, de forma coletiva, a pauta para a próxima formação com os gestores escolares e coordenadores pedagógicos”, informou Diana Melo, diretora pedagógica do IAT. Ela ainda informou que toda a formação é baseada em três eixos: currículo, avaliação e a tematização das práticas pedagógicas.

Fátima Medeiros, da Superintendência de Gestão da Informação da Educação (SGINF), apresentou dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) aos formadores presentes. “Esses dados ajudam para que eles levem mais elementos para poder discutir com os gestores escolares e coordenadores pedagógicos sobre a situação da escola, a possibilidade de maior envolvimento, tratamento dos dados. Às vezes a escola não consegue perceber qual o dado que está comprometendo o desempenho dela. É para buscar mecanismos de cumprir o papel da escola, que é fazer a aprendizagem acontecer”, disse.

Formação Continuada
Cerca de 2,5 mil profissionais da educação da rede estadual, entre coordenadores pedagógicos e gestores escolares, participam do terceiro encontro de Formação Continuada, que acontece nos dias 9,10, 12 e 13 de setembro. A atividade, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), é realizada em Salvador e em outros 11 Polos Formativos, alcançando educadores dos 27 Territórios de Identidade.

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