IAT implanta programa de monitoria com estudantes do CEAAT

Palavras-chave:

O Instituto Anísio Teixeira recepcionou, nesta terça-feira (03), onze estudantes do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira (CEAAT) que atuarão como monitores no Maria Felipa Lab e nos projetos da Rede Anísio Teixeira. O grupo, que fará um trabalho voluntário, começa a desempenhar suas funções já na próxima semana e será orientado e acompanhado pelas equipes da Coordenação de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker e da Rede Anísio Teixeira. As atividades serão realizadas sempre as terças e quintas, em turnos opostos ao período de aula dos alunos.

Os estudantes foram recebidos pelo diretor em exercício do IAT, Iuri Rubim, que falou da alegria em receber o grupo. “Estamos muito felizes de poder trazer vocês mais para perto de nós. Este é um projeto antigo nosso. Há muito tempo queríamos tê-los conosco no nosso dia-a-dia, para que vocês pudessem aproveitar mais as oportunidades que o IAT gera. Finalmente conseguimos. Sejam muito bem vindos!”, pontuou.

Durante a monitoria, que será de aproximadamente 06 meses, os estudantes terão acesso a conteúdos teóricos e práticos. No laboratório conhecerão as plataformas e softwares utilizados para operar as máquinas, aprenderão a manusear os equipamentos e terão a oportunidade de desenvolver seus próprios projetos utilizando a estrutura do Maria Felipa Lab. Junto à equipe da Rede Anísio Teixeira terão a oportunidade de explorar câmeras fotográficas e aparelhos de áudio, conhecer programas de edição de vídeo e fotos e recursos voltados para a comunicação audiovisual, de um modo geral.

De acordo com o coordenador de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Arlindo Santiago, a expectativa é que esta primeira turma, assim que estiver pronta, preparada e dominando as competências básicas para explorar os recursos do laboratório, assuma a instrutoria dos próximos grupos.

"A idéia é que, durante o período da monitoria, estes estudantes adquiram conhecimentos necessários para instruírem outras pessoas e que as próximas turmas já possam contar com a colaboração destes monitores", afirmou.

Arlindo Santiago informou ainda que a intenção é renovar a equipe de monitores a cada 6 meses com estudantes do CEAAT e de colégios da região que tiverem interesse em participar do programa.

"A minha expectativa está bem alta, porque esperei bastante por este momento. Eu acredito que vou aprender muito com a monitoria, por isso vou aproveitar cada segundo e cada oportunidade de aprendizado.Tenho certeza que vou evoluir muito", afirmou a estudante Maria Gabriela Araújo, uma das novas monitoras.

"Estamos com uma expectativa muito positiva acerca deste programa de monitoria, pois teremos a oportunidade de ter conosco aqui um grupo de estudantes vivenciando de modo completamente imersivo a prática da produção audiovisual e da cultura Maker e participando de todas as etapas dos processos. Será muito interessante, tanto para nós, quanto para eles", destacou o coordenador da Rede Anísio Teixeira, Gabriel Luhan.

 

 

Notícias Relacionadas