Governador dialoga com gestores das escolas em Salvador sobre projetos da Educação para 2020

Palavras-chave:
Fotos: Josenildo Almeida ASCOM/SEC
A primeira semana de aulas na rede estadual de ensino foi marcada pela intensa participação do governador Rui Costa junto à comunidade escolar. Nesta sexta-feira (14), acompanhado pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, Rui se encontrou com os gestores das 210 escolas estaduais localizadas em Salvador, no Instituto Anísio Teixeira (IAT). O objetivo foi estreitar o diálogo sobre projetos da Educação para 2020, a exemplo das novas escolas que serão construídas na capital e no interior. O primeiro lote de licitações já saiu para a construção de 17 escolas, sendo quatro em Salvador, nos bairros de Sussuarana, Lobato, Fazenda Grande e Imbuí, e de três Complexos Poliesportivos Educacionais, além da reforma de 150 unidades escolares. A soma de recursos é da ordem de R$ 464 milhões.
 
A atividade marcou a terceira agenda, em cinco dias, do governador nas escolas. Na segunda (10), Rui entregou a Escola Estadual do Campo Anderson França, no Assentamento Jaci Rocha, em Prado, que teve R$ 3,7 milhões de investimentos. Já na quinta (13), o governador visitou o Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, durante agenda de entregas no município de Pau Brasil.
 
Durante o encontro com os gestores no IAT, o governador destacou o objetivo do encontro. "Nós temos que entender que somos gestores, mas não apenas de recursos, mas gestores de pessoas e de sonhos. A escola pública é a grande oportunidade para os jovens pobres. E eu acredito que a transformação parte de um trabalho coletivo no qual estou fazendo um enorme esforço como as licitações que vão melhorar o ambiente escolar, com novas escolas, reformas e ampliações", afirmou.
 
 
O secretário Jerônimo falou sobre a importância deste diálogo com o envolvimento do governador. “Os encontros com os gestores escolares são fundamentais para o processo de mudança e melhoria na aprendizagem da rede estadual. Queremos uma escola que possa acolher a todos e o diálogo proporciona este alinhamento sobre temas que vão da infraestrutura ao pedagógico. E o governador está sempre atento às demandas que surgem da Educação e fez questão de estar presente neste encontro. O diálogo com a comunidade escolar é uma marca da sua gestão, tanto é que ele já visitou 397 unidades escolares até o dia de hoje. A destinação de valorosos investimentos destinados à melhoria da infraestrutura das escolas, por exemplo, é fruto desta escuta realizada, em 2019”, afirmou.
 
O diretor do Colégio Estadual Batista Neves, localizado em Cajazeiras, Everaldo Duarte, falou sobre a importância da iniciativa. "Esta é uma grande oportunidade de dialogar com o Governo do Estado. É importante a sensibilização da Secretaria da Educação em perceber a necessidade dos gestores terem este acompanhamento direto com o órgão”, afirmou.

Notícias Relacionadas