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Gestores da Educação Profissional compartilham experiências na III Jornada do Programa Escolas Transformadoras
Publicado em ter, 27/11/2018 - 21:59 por Desconhecido
Palavras-chave:
Começou nesta terça-feira (27/11), a III Jornada do Programa Escolas Transformadoras da Rede Estadual da Educação Profissional da Bahia, realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Ashoka Brasil e o Instituto Alana. O evento, que segue até esta quinta-feira (29/11), reúne coordenadores e diretores de unidades de Educação Profissional do Estado com a proposta de promover a troca de experiências e socializar saberes, com destaque para iniciativas exitosas dentro da perspectiva do Programa Escolas Transformadoras, formulado a partir de pilares como empatia, trabalho em equipe, criatividade e protagonismo.
O subsecretário da Educação do Estado, Nildon Pitombo, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento de uma formação cidadã, alinhada com a realidade e as potencialidades do território: “A formação do sujeito deve ser contextualizada com o local onde ele vive. Um evento como esse, assinala para professores, gestores e coordenadores pedagógicos a importância da formação cidadã que dialogue com a comunidade, numa perspectiva de transformação social”.
A experiência foi sistematizada na publicação “Educação Transformadora nos Territórios de Identidade da Bahia”, lançada durante o evento. Talita Borges Bezerra Sampaio, vice-diretora pedagógica do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Baixo Sul, em Gandu, no Sul da Bahia, compartilhou a experiência da Educação Profissional desenvolvida no CETEP e os mecanismos para que ela se aproxime ainda mais da comunidade, a exemplo das visitas em escolas do 9º ano e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Gandu e região. “Estamos conseguindo mostrar ao jovem mais sobre os cursos que ofertamos a partir de experiências de outros jovens, que têm mostrado, na prática, o que o curso promove e quais caminhos o estudante pode vislumbrar. Muitos dos nossos alunos estão no mercado de trabalho atuando nas áreas em que estuda e isso é uma forma de devolver à comunidade um resultado positivo do nosso trabalho, a partir da formação de qualidade, cidadã e comprometida com a transformação social”.
Para Mary Matos Oliveira, vice-diretora pedagógica do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Colégio Professora Felicidade de Jesus Magalhães, em Jacobina, no norte da Bahia, o evento tem sido de muito aprendizado: “Participo desde o primeiro encontro e tem sido bastante proveitoso por nos permitir conhecer experiências construídas a partir da perspectiva das escolas transformadoras. Tentamos colocar em prática saberes compartilhados em outras edições, inspirados por iniciativas exitosas a exemplo do fortalecimento do protagonismo dos jovens”, diz.
Para Antônio Lovato, coordenador do Programa Escolas Transformadoras, da Ashoka no Brasil, a Jornada tem sido positiva, principalmente, no aspecto da promoção de integração dessas unidades no território. “Havia escolas sem contato com outras no mesmo território e era corriqueiro uma delas ter a solução para um problema em comum. Já podemos perceber uma troca muito intensa entre os projetos, para que as unidades possam se ajudar. É importante, também, esse debate sobre o potencial transformador das escolas”, conclui.
A programação da III Jornada do Programa Escolas Transformadoras da Rede Estadual da Educação Profissional da Bahia segue até esta quinta-feira com oficinas para maior socialização entre os participantes e exibição da série “Corações e mentes – Escolas que Transformam”.
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