Gestores da Educação conhecem experiências pedagógicas da UFSB relacionadas à Educação Básica

Foto: Gabriel Carvalho

Na primeira atividade do “Ciclo de Palestras SEC”, gestores e colaboradores da Secretaria da Educação do Estado da Bahia participaram, nesta sexta-feira (31), de uma palestra sobre as “Pedagogias do Século XXI”, ministrada pelo reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Naomar Almeida. A atividade ocorrida no auditório da Secretaria da Educação também contou com a presença do secretário da Educação, Walter Pinheiro.

Naomar abordou sobre as experiências que estão sendo feitas na UFSB e que contribuem para o desenvolvimento da Educação Básica. Dentre as ações, ele destacou a implantação dos Colégios Universitários (CUNI), que funcionam em escolas estaduais nas cidades de Itabuna, Ibicaraí, Ilhéus, Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália, Itamaraju e Coaraci, nas quais são ofertadas cinco cursos de licenciatura e, os Complexos Integrados de Educação (CIE), da rede estadual, que funcionam com a co-gestão da Universidade nas cidades de Itabuna, Porto Seguro e Itamaraju.

Os Complexos Integrados de Educação abrigam também o ensino superior, com foco na formação de professores, por meio das Licenciaturas Interdisciplinares ofertadas pelos Colégios Universitários. Com esta ação, estudantes do ensino médio de escolas públicas da região têm 85% das vagas direcionadas para os cursos de graduação nos Colégios Universitários localizados em escolas da rede estadual.

Para Naomar, as “Pedagogias do Século XXI” são formas variadas e que servem a distintos propósitos. Ele cita como exemplo as práticas de ensino e de aprendizagem desenvolvidas na UFSB. “Nós usamos muita tecnologia e todos os alunos recebem notebook para ter acesso. As aulas são em múltiplos campi, tem o que chamamos de sala de aula invertida, que é uma metodologia nova de antecipação de matérias, que na verdade aula não existe, a aula, na verdade, é pós aula. Nós usamos também a aprendizagem baseada em problemas e, também, a abordagem de projetos, que é uma conjugação de várias metodologias que dão conta das inovações. Então, o tema que a Secretaria está se interessando é justamente as inovações pedagógicas e a gente está praticando lá no sul do Estado”, destaca.

O secretário Walter Pinheiro, destacou que vem buscando justamente uma maior participação das universidades públicas e os institutos federais localizados na Bahia para a elevação do Ensino Médio, ao tempo em que também vem ampliando o suporte das políticas educacionais do Estado no Ensino Fundamental, que é de responsabilidade dos municípios. “ O estado precisa deixar de ser pronto-socorro para o estudante que chega ‘quebrado’ do ensino fundamental. Mas para deixar de ser pronto socorro, só tem uma solução: a gente precisa ajudar o ensino fundamental. Assim como eu cobrei das nossas universidades para que elas pudessem nos ajudar, agora estou fazendo a provocação que é, justamente, qual a contribuição que podemos dar em cada cidade, para que o aluno chegue com boas condições nas nossas escolas”, destacou.

Pinheiro também citou que está reorientando a formação para professores do Instituto Anísio Teixeira, para que passe a ser contextualizada com a realidade de cada território, além de citar que está estimulando o eixo pedagógico nas escolas com atividades complementares, start-up´s, empreendedorismo, robótica, arte e cultura, com foco na inovação e uso de novas tecnologias como suporte, de forma que o ensino e a aprendizagem sejam mais atrativos para os estudantes.