GESTAR - GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Palavras-chave:

“O GESTAR representa uma ação de fortalecimento da educação pública com destaque para a valorização dos profissionais, a inovação e a diversificação dos currículos escolares, o combate à repetição e ao abandono escolar”

 

O programa de Gestão da Aprendizagem Escolar, mais conhecido como GESTAR, é um dos atuais projetos estruturantes da Secretaria Estadual da Educação. Sua linha de ação tem como objetivo ajudar o aluno no desempenho escolar e estimular experiências, em sala de aula, que orientem práticas pedagógicas motivadas pelas necessidades dele. Na Bahia, o projeto atende as unidades de ensino através do Instituto Anísio Teixeira – IAT e sua coordenação está a cargo da professora, mestre em língua portuguesa, Iraildes Sales. A equipe de jornalismo da Unidade de Comunicação do IAT conversou com Iraildes para conhecer um pouco mais do programa. Confira abaixo.

. Qual a proposta do GESTAR ?

O projeto mobiliza um trabalho docente articulado por grupos constituídos de professores em serviço, assistidos por formadores do programa, numa dinâmica e linguagem voltadas para o atendimento ao estudante. Ele é beneficiado com material de apoio à sua aprendizagem, cujo conteúdo investe no desenvolvimento de competências e habilidades compreendendo o sujeito nas dimensões individual e social.

. Como está o programa com a nova gestão do IAT?

O Instituto vem potencializando o seu atendimento em toda a rede educacional por meio de ações de acompanhamento, avaliação e apoio direto às escolas.

. Como tem sido a adesão dos professores?

A adesão, cada vez mais, fortalece a credibilidade do projeto. Hoje, registramos 794 escolas parceiras num universo de 920 unidades que ofertam o ensino fundamental II, segmento de atuação do GESTAR.

. Como é exatamente que funciona o projeto?

Depois de aderir, a instituição educacional é assistida com atenção dedicada ao planejamento, à metodologia, ao acompanhamento e à avaliação de propostas didático-pedagógicas. Através de um trabalho colaborativo e articulado com os profissionais da unidade de ensino durante o ano letivo, estabelece-se um diálogo com o projeto político e pedagógico da instituição e se promove a parceria com o Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE.  Desenvolvem-se propostas didáticas em diálogo com as diretrizes curriculares para o ensino e a aprendizagem, destacando-se a realização de encontros presenciais, nos quais são discutidas propostas para seguir em circuito com os demais professores das escolas da rede de ensino e levadas à sala de aula.

. Quais as disciplinas contempladas?

O projeto atende às disciplinas de língua portuguesa e matemática por elas representarem a base do currículo da educação formal, e porque tem se observado uma necessidade de apoio imediato à aprendizagem dos alunos nessas áreas.

. Qual a importância do GESTAR entre os projetos estruturantes do governo?

O GESTAR representa uma ação de fortalecimento da educação pública com destaque para a valorização dos profissionais, a inovação e diversificação dos currículos escolares, o combate à repetição e ao abandono escolar.
 

Notícias Relacionadas