Formadores planejam Seminários Territoriais

A Secretaria do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (SEC/IAT), promoveu na sexta-feira (25), o V Encontro dos formadores que atuam na Formação Continuada de Diretores Escolares e Coordenadores Pedagógicos da rede estadual de ensino da Bahia. A atividade teve como objetivo a elaboração de Plano de Suporte Estratégico para os Seminários Territoriais que acontecerão nos 12 polos formativos durante o mês de novembro.

“Este é o momento de planejar os Seminários nos quais serão trabalhadas pesquisas científicas sobre a formação continuada no contexto profissional", informou a diretora geral do IAT, Cybele Amado. A diretora destaca também que os Seminários têm o intuito de ratificar a formação continuada como atividade profissional da carreira dos profissionais da educação. Além do planejamento, os formadores farão uma vivência do que será o Seminário de Formação.
 

Para o formador Elson Carneiro Santos, do Território de Identidade do Sisal, os Seminários serão também de compartilhamento de boas práticas. “Estamos na expectativa que tenhamos um número expressivo de devolutivas referentes às aprendizagens no decorrer da formação”, contou. O formador relatou que o monitoramento das aprendizagens, qualificação das Atividades Complementares (ACs) e Conselho de Classe já foram alguns dos resultados percebidos aos encontros de Formação com os Gestores Escolares e Coordenadores Pedagógicos.

Saúde do Educador - A Superintendente de Recursos Humanos da Educação, Maria do Rosário Costa Muricy, participou do encontro com os formadores, com a mobilização e sensibilização para a importância do cuidado com a saúde do educador. “A Formação Continuada é uma das coisas mais importantes que tenho visto na Secretaria, fundamentais para que tenhamos resultados positivos na nossa rede”.  Rosário salienta que a atenção e zelo consigo e com o próximo são atitudes que auxiliam no desenvolvimento da atividade do educador. “Os formadores dessa rede tão valiosa com 24 mil profissionais efetivos, 8 mil Reda e dos mais de 8 mil coordenadores, precisam além da questão teórica e metodológica. Precisam do cuidado”, finalizou.

Formação Continuada - Cerca de 2,5 mil profissionais da educação da rede estadual, entre coordenadores pedagógicos e gestores escolares, participam dos Seminários Territoriais que acontecem ao longo do mês de novembro nos 12 Polos Formativos de Salvador, Feira de Santana, Irecê, Seabra, Itabuna, Juazeiro, Paulo Afonso, Ipirá, Caetité, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus e Barreiras.

 

Notícias Relacionadas