Formação Continuada: Equipes Técnicas dialogam sobre construção de plano de suporte estratégico

Socializar experiências, ferramentas e conteúdos pedagógicos para a construção do Plano de Suporte Estratégico para o retorno às aulas.  Esta foi a tônica do encontro formativo que reuniu educadores e equipes técnicas das redes municipais e estadual de cinco Territórios de Identidade da Bahia. Aberta com os acordes de Semente do Amanhã , de Gonzaguinha, interpretado pelo educador Gustavo Soares, a atividade faz parte da agenda da Formação Continuada Territorial, proposta pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia e Instituto Anísio Teixeira (IAT).

De acordo com a formadora Carla Bianca Batista, formadora de equipes técnicas do NTE 13 (Sertão Produtivo), o encontro buscou dar suporte aos municípios que ainda não fizeram ou estão com dificuldade de construir o plano de suporte estratégico. "Este é um momento de motivar e instrumentalizar nossos colegas para a construção deste plano. Sabemos das dificuldades e por isso trazemos aqui a experiência de quem já fez", afirmou a coordenadora lembrando dos desafios à frente. "Devemos pensar num cronograma, ainda que a gente não tenha uma data certa. Pensar isso para que a gente não sobrecarregue nem professor, nem estudantes", completou.

A ação mobilizou equipes técnicas e formadores dos Territórios do Velho Chico (NTE 02), do Médio Sudoeste Baiano (08), do Sertão do São Francisco (NTE 10), do Sertão Produtivo (NTE 13) e Itaparica (NTE24). Além de Carla Batista, o encontro envolveu as formadora Jailma Azevedo e Mônica Barreto.

"Mais que nunca é imprescindível compartilharmos aprendizagens e experiências, uma vez que tudo é muito novo, desafiador.  Em nossa realidade, em Dom Basílio, estamos com toda equipe, o tempo todo nos reinventando para oferecer um ensino remoto em tempo de pandemia, pois ao mesmo tempo que estamos oferecendo um ensino, estamos aprendendo. O plano de suporte veio oportunizar uma organização e uma reflexão sobre o ensino pós Pandemia", afirmou Adélia Santana, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Dom Basílio.

Também apresentaram suas experiências com o plano de suporte, o educador de Riacho de Santana Anselmo Fialho e a coordenadora pedagógica de Livramento de Nossa Senhora, Mariluze Tanajura. "Foi de grande valia, essa troca. Ficamos felizes e esperamos que tenhamos outros momentos como este. Precisamos nos unir, ajudarmos uns aos outros para superar estes momentos", afirmou Anselmo.

Presente no encontro, o secretário de educação do município de Dom Basílio, Antônio Silva, colocou que este é um momento de reflexão e de aproximação. "Precisamos repensar as práticas pedagógicas a nível nacional. Mas temos como desafio a necessidade de nos aproximarmos das famílias de nossos estudantes após o período de isolamento", disse o gestor.

A Formação Continuada Territorial é uma oferta da Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira, voltada para gestores(as) escolares, coordenadores(as) pedagóggicos(as) e equipes técnicas das redes municipais e estadual, com foco nos profissionais que atuam no  6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Por conta da pandemia do Coronavírus, a Formação Continuada acontece de forma remota e soma mais de 9 mil participantes no ambiente virtual. A ação conta com a parceria da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), do Itaú Social e das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES).