Experiências formativas do Instituto Anísio Teixeira são apresentadas à secretária de educação do Ceará

O Plano de Formação Continuada Territorial, as Residências de Aprendizagem Criativa e outras ações formativas e de difusão do conhecimento realizadas pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT) foram apresentadas à equipe da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, que esteve nesta quinta-feira (25), no IAT. A educação do Ceará é reconhecida há anos como uma das melhores do país e com forte ação na educação integral.

A equipe cearense, liderada pela secretária Eliana Nunes Estrela, visitou o IAT durante a Semana de Educação Integral da Bahia, realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da coordenação executiva de Programas e Projetos Estratégicos da Educação. Na oportunidade, a gestora do Ceará apresentou os dados da educação integral de seu estado, que possui mais de 50% das matrículas da rede estadual nesta oferta.

Após a apresentação, foi a vez de conhecer as ações de formação do IAT. A diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira apresentou o Plano de Formação Continuada Territorial, principal estratégia de formação dos profissionais da educação, que contempla coordenadores pedagógicos, gestores escolares das redes municipais e estadual, além de membros das equipes técnicas das secretarias municipais de educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A Formação Continuada alcança mais de 8 mil educadores dos 417 municípios baianos.

Também foram apresentadas à delegação cearense, as Residências de Aprendizagem Criativa e a Formação Continuada em Tecnologias na Educação, que juntas alcançaram mais de 6 mil educadores das redes municipais e estadual. A Plataforma Anísio Teixeira e os ambientes virtuais onde ocorrem os processos formativos também ganharam destaque na apresentação.

“É uma experiência muito bonita, com sentimento de pertença que nos encanta. Agradeço à Cybele Amado e ao secretário Jerônimo Rodrigues, por toda a recepção. O IAT é uma referência para nós que estamos construindo o nosso centro de formação, olhando para toda essa experiência aqui da Bahia”, disse Eliana Nunes, secretária de Educação do Estado do Ceará.

“Para nós é uma honra e uma alegria muito grande, ter a presença desta equipe em nossa casa, na casa dos educadores da Bahia. E muito nos alegra ter projetos que ganharam destaque e que hoje servem de referência para um estado que é referência em qualidade de educação pública”, afirmou Cybele Amado. Além da diretora-geral do IAT, participaram do encontro, o diretor de Inovação e Tecnologia, Iuri Rubim, a diretora de Planejamento e Gestão, Edvoneide Jones e a coordenadora da Formação Continuada, Micheli Cruz.