Experiências exitosas do Emitec serão apresentadas durante o 21º Ciaed

Palavras-chave:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


As experiências exitosas do programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, serão apresentadas durante o 21° Congresso Internacional de Educação a Distância (Ciaed). O evento, que acontece de 25 a 29 de outubro, em Bento Gonçalves (RS), busca promover a reflexão e a socialização de políticas e práticas inovadoras para a educação mediada pela tecnologia.

Segundo a coordenadora do programa, Letícia Machado, entre as experiências que serão apresentadas no congresso, está o trabalho de Intermediação Tecnológica para inclusão educacional no Conjunto Penal de Serrinha. O projeto, que funcionou de 2011 a 2014, contemplou mais de 200 estudantes internos do conjunto penal, com as aulas do Emitec. Durante o evento, também será lançado o livro Educação Básica com Intermediação Tecnológica: tendências e práticas – volume 3. Este volume faz referência aos trabalhos desenvolvidos pelos professores no ano de 2014. É uma iniciativa do programa, por considerar importante e significativo a disseminação de trabalhos exitosos realizados pelo Emitec”, explicou Letícia.

Emitec – Programa do Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão vinculado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o Emitec usa a tecnologia e a interatividade para levar o ensino médio aos estudantes das áreas remotas da Bahia. O programa possui uma dinâmica diferenciada com aulas transmitidas, via satélite e em tempo real, para todas as telessalas espalhadas pelo Estado. Nas telessalas, os alunos contam com a presença de professores mediadores, que fazem a interlocução de dúvidas para os professores em estúdio e aplicam as avaliações, que são por área e interdisciplinares. A comunicação também é realizada via chat em tempo real. Implantado em 2010, o Emitec já beneficiou 61.717 estudantes. Este ano, o programa atende mais de 19 mil estudantes, de 150 municípios e 414 localidades.

Notícias Relacionadas