Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Estudantes do Colégio de Aplicação criam Clube de Ciências
Descobrir como produzir energia por meio do chorume. É com esta pesquisa que sete estudantes do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira (CEAAT), em Salvador, iniciaram as atividades do clube de ciências da unidade escolar. Propostos pelo programa Ciência na Escola, os clubes de ciências buscam oferecer um ambiente de pesquisa e investigação científica, promovendo o aprofundamento dos estudos, tendo como foco o desenvolvimento dos estudantes.
Ruth Leal, uma das cientistas da equipe, explica a importância que o laboratório tem na escola. “Ao longo dos dias que trabalhamos no laboratório, desenvolvemos um projeto para participarmos da Feira de Ciências da Bahia (Feciba), que ainda não tem nome, mas que busca transformar o Chorume, que é aquele liquido gerado pelo lixo, em energia. O uso do laboratório é muito importante, porque é o espaço de pesquisa dos estudantes na escola. É onde, juntos, podemos desenvolver projetos voltado para sustentabilidade, porque o nosso planeta necessita disso”, explicou Ruth.
De acordo com a coordenadora do Ciência na Escola, Shirley Costa, o programa investe na divulgação e popularização da ciência nos diversos espaços formativos. “A gente faz com que as escolas percebam a necessidade de criar um ambiente de pesquisa para os estudantes. Pensando assim, buscamos revitalizar e incentivar o uso dos laboratórios de ciências existentes nas escolas. O trabalho é feito em parceria com estudantes, educadores e gestores interessados em fazer ciência. Assim, conseguimos dar uma nova roupagem para o laboratório, fazendo com que esse espaço se torne mais um ambiente de aprendizagem cientifica”, afirmou Shirley.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria da Educação abre inscrições para a 16ª rodada das Residências de Aprendizagem Criativa
-
SEC distribui vales-livro para trabalhadores do Primeiro Emprego, Mais Futuro, Partiu Estágio e Bahia Aprendiz
-
Colégio Estadual promove dia de atividades e serviços gratuitos em Cajazeiras 8
-
Professor da rede estadual conquista o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador, na categoria EJA
-
Matrícula para Programa Universidade para Todos se encerra nesta sexta-feira (26)
-
3ª edição do FIC mescla tecnologias, tradições, inovações e saberes ancestrais
-
Comunidade escolar da rede estadual se mobiliza em torno do processo de isenção da taxa de inscrição do Enem