Estudantes desenvolvem projeto para combater o Aedes aegypti

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A ausência de professores e estudantes, por conta da Zika, norteou o desenvolvimento do projeto “Abordagem das viroses (Zika e Chikungunya) nas Instituições de Ensino da Cidade de Pojuca”. Elaborado pelas estudantes Laíse Conceição de Brito e Beatriz de Souza Bispo, do Colégio Estadual Padre João Montez, em Pojuca, o projeto foi selecionado para a 14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontece entre os dias 14 e 18 de março na Universidade de São Paulo (USP).

O trabalho tem como objetivo mobilizar a escola e a Secretaria de Saúde do município, para desenvolver ações que ampliem a discussão e o conhecimento da sociedade, sobre as causas e as diferentes formas de prevenção dessas viroses. “Esse projeto foi feito através de pesquisas realizadas nas escolas e chegamos à conclusão que não havia nenhum projeto voltado para sensibilização dos alunos. Nesse sentindo desenvolvemos o projeto, para tornar os estudantes agentes multiplicadores. Estou me sentido orgulhoso, porque estou ajudando e contribuindo para que os estudantes sejam protagonistas do processo de ensino e aprendizagem”, explicou o orientador do projeto, Delmaci Ribeiro.

De acordo com a estudante Laíse Conceição de Brito, o experimento busca identificar a existência de projetos e parcerias entre as instituições de ensino da rede pública e particular, além da Secretaria de Saúde da cidade de Pojuca. A partir dos resultados obtidos através de questionários, foi proposta uma análise e uma reflexão crítica na tentativa de desenvolver um projeto interdisciplinar que possibilite o constante debate sobre questões relacionadas à saúde pública. “A nossa intenção é mobilizar a comunidade escolar contra o Aedes aegypti. Acreditamos que sensibilizar e provocar são o caminho para enfrentarmos os problemas e unirmos o maior número de multiplicadores de ações que podem proporcionar uma diminuição dos índices de infestação do mosquito”, ressaltou a estudante, Laíse Conceição de Brito.

 

 

 

Notícias Relacionadas