Estudantes de Utinga visitam estúdios do Emitec em Salvador

Estudantes do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec) do Colégio Estadual Professora Zenaide Alves Barreto, em Utinga, conheceram nesta quinta-feira (12/11), os professores e toda a tecnologia que produz e leva, diariamente, os conteúdos do ensino médio para eles em sala de aula. A visita foi realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, onde estão instalados os estúdios. Os 22 alunos também participaram de uma palestra sobre a tecnologia educacional que beneficia mais de 19 mil estudantes de áreas remotas da Bahia.

“O Emitec é uma ferramenta importante para a universalização do acesso ao ensino médio. Ter os municípios, como o de Utinga, abraçando esta forma de ensino e aprendizagem só fortalece a educação e assegura aos estudantes o direito de aprender”, afirmou o secretário da Educação, Osvaldo Barreto. Para o prefeito de Utinga, Alberto Muniz, a visita reforçou a parceria com o Estado. “Visualizando esta estrutura, temos a certeza de que estamos fazendo o melhor para a educação de nossos jovens”, completou.

Além de conhecer a estrutura tecnológica das aulas que acompanham todos os dias, os estudantes de Utinga tinham outra motivação nesta visita ao Instituto Anísio Teixeira: conhecer de perto e poder abraçar os professores que antes só eram vistos por meio da tevê. “Essa visitação foi muito importante para mim, conhecer os professores pessoalmente e entender como funciona a construção das aulas é maravilhoso”, relatou a estudante Caroline Bispo.

Fotos por: Liviane Barbosa / Iat

Já a estudante Natalia Santana, está ansiosa para dividir com os seus colegas tudo o que aprendeu na visitação. “Estou contando os minutos para contar aos meus colegas como são os professores pessoalmente e, explicar a eles como acontecem as gravações das aulas”, disse Natalia.

Segundo a coordenadora pedagógica do Emitec, Silvana Oliveira, é realizada uma programação anual de visitas. “Organizamos esta agenda durante o ano letivo. É importante que os estudantes conheçam a metodologia utilizada e empregada para a construção das aulas. Além de avaliar a estrutura, os estudantes também conhecem os professores pessoalmente e percebem o compromisso e a seriedade de toda equipe”.