Estudante do Centro Juvenil de Ciência e Cultura ensina como criar jogos interativos utilizando o Scratch

Palavras-chave:
Estudantes e educadores acompanharam nesta terça-feira (11), uma live com as possibilidades de criar jogos interativos usando o Scratch, com a estudante do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista e desenvolvedora de jogos, Renata Valença. A transmissão é uma das ações produzidas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, junto do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC) em celebração ao dia do estudante. 
 
A atividade também contou com a participação da diretora geral do IAT, Cybele Amado, que parabenizou os estudantes e destacou os trabalhos desenvolvidos pelas SEC e o IAT. “Hoje é um dia muito especial, e o que nos move são os estudantes, nosso trabalho é feito todos os dias para vocês. Hoje é o dia que simboliza, mas para nós, são todos os dias. Estamos com muita saudade dos nossos jovens estudantes, e estamos cuidando para que a gente mantenha uma conexão com o conhecimento” pontuou. 
 
Durante a apresentação a estudante convidada fez um tutorial e explicou as diferentes formas de criar jogos utilizando Scratch, e mostrou como é possível aprender a programar e desenvolver sabendo o básico de eletrônica. “Estou muito feliz de participar desta live, ainda mais hoje, dia do estudante, e falando do Scratch, uma plataforma versátil que nós podemos criar jogos, animações e muitas coisas legais” contou Renata.
 
O Scratch é uma plataforma gratuita e acessível que não exige conhecimento prévio de programação. Ideal para pessoas que estão começando a programar, com ele é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos.
 

O teatro como ferramenta pedagógica

 
Nesta quinta-feira (13), às 17h, no canal do IAT, no Youtube, acontece a live  sobre teatro  e as formas de ser utilizado como ferramenta pedagógica, com professor Nildson Veloso. A transmissão trará atividades que podem ser realizadas na sala de aula, além de mostrar como a construção de personagem ajuda ao autoconhecimento e os exemplos de como o curso de teatro que envolve professores e estudantes em um mesmo espaço contribui para o processo de aprendizagem de conteúdo.
 
As transmissões fazem parte de um série de lives promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), junto com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), que tem por finalidade oferecer recursos que contribuam na construção de conteúdos educacionais no período de isolamento social. Todos os conteúdos estão disponíveis no canal do IAT no Youtube. Já foram abordados temas como Pensamento Computacional, Histórias em Quadrinhos na Educação, Game, Ciência e Astronomia, História de Mulheres Negras para Sala de Aula, Turbine seu conteúdo digital e Linguagem Radiofônica.
 

Notícias Relacionadas