Estudante da rede pública protagoniza série da TV Anísio Teixeira

 
Foto: Marcus Leone

A TV Anísio Teixeira está gravando, neste mês de julho, a nova temporada da série EmCenAção, com o teleteatro Edson, o Rei da Construção, um texto do professor da rede pública de ensino Nildson Veloso. A série irá compor o programa Intervalo e o elenco conta com a participação de estudantes da rede estadual de ensino, inclusive tendo como protagonista Anderson Magalhães, aluno proveniente de escola estadual localizada do extremo sul do Estado.

“Na verdade, não estou tendo essa oportunidade sozinho, mas toda a minha Arraial d’Ajuda também. A gente não sabia que podia ter essa chance de contracenar com pessoas de alto nível. É rico demais!”, afirma Anderson, empolgado. Contracenando com os estudantes e atores locais, está a atriz baiana Tânia Tôko, que ganhou notoriedade com o personagem Neuzão – do filme e série de TV Ó paí, ó.

Interpretação - A preparação de Anderson Magalhães começou em Arraial d’Ajuda, através do curso de Interpretação para Audiovisual ministrado pelo professor da TV Anísio Teixeira, Nildson Veloso, que vem formando estudantes, professores e servidores das escolas estaduais nos diversos territórios de identidade do Estado.

 “Comecei a escrever o texto há dois anos, junto com o projeto de formação, que já foi realizado em cinco cidades”, afirma Veloso. O professor, que também é ator, já participou de diversos filmes e fez o curso, de formação continuada, em São Paulo, com a preparadora de atores Fátima Toledo.

“Fiz esse texto inspirado livremente em Édipo Rei, de Sófocles. Meu interesse é despertar no aluno a vontade de assistir a peças de teatro, trazer a literatura clássica para a sala de aula e, ao mesmo tempo, discutir religião”, explica Nildson.

Edson, o Rei da Construção está sendo gravado em Salvador e tem previsão de conclusão para novembro deste ano. A série será exibida em cinco episódios de quatro minutos, no programa Intervalo, que estará na grade da TVE, e terá uma versão integral para TV, com 26', contendo uma reportagem especial que vai apresentar todo o processo de produção. Ele também pode ser visto no www.educacao.ba.gov.br/tvat.

Mais informações, através do e-mail: tv.ainisioteixeira@educacao.ba.gov.br

Conheça as produções da TV no portal: www.educacao.ba.gov.br/tvat

 

 

Notícias Relacionadas