Estão abertas as inscrições para o Prêmio Respostas para o Amanhã

Estão abertas, até o dia 25 de junho, as inscrições para a 5ª e dição do Prêmio Respostas para o Amanhã. O prêmio é voltado para professores e alunos  do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil, com o intuito de integrar conhecimentos de disciplinas como Ciências, Matemática, Física e Biologia aos projetos inovadores em prol da sociedade e de suas comunidades. As inscrições devem ser feitas pelo site: https://respostasparaoamanha.com.br/

A iniciativa é realizada desde 2014 pela Samsung, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)  em vários países da América Latina. O prêmio já mobilizou mais de 106 mil estudantes, 7.300 professores de cerca de 3.321 escolas de todo o Brasil. Em 2017, dois projetos da rede estadual ficaram entre os 25 projetos vencedores regionais: o “Bioplástico da Banana Verde”, desenvolvido no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, e o “Biosala: sala de Artes, Sala da Vida”, do Colégio Estadual Alaor Coutinho, em Mata de São João.

O principal objetivo do Prêmio é fazer com que os alunos, orientados por seus professores e em colaboração com seus colegas de turma, conheçam e identifiquem os problemas na comunidade para desenvolverem um projeto que contribua com uma solução simples e sustentável, melhorando o lugar onde vivem. Para os alunos, o Prêmio Respostas para o Amanhã é uma oportunidade de aplicar na prática todo o conhecimento trabalhado em sala de aula. Já para o professor, é uma chance para engajar e despertar no jovem o pensamento crítico e o protagonismo, lançando mão de novas formas de ensinar.

Em 2018, o Prêmio permanece com 25 projetos selecionados na fase inicial, a seleção regional. A segunda etapa é voltada a votação online aberta ao público, o Júri Popular, e a terceira, à seleção nacional pela banca julgadora. Os projetos serão pelos alunos com o auxílio de até três professores, sendo o professor coordenador obrigatoriamente da área das Ciências da Natureza ou da Matemática e disciplinas correlatas. Os grupos terão a seu dispor conteúdos como textos e vídeos educacionais, disponíveis no site do Respostas para o Amanhã, que abordam temas atuais e relevantes para a formação dos alunos.

A proposta pedagógica do Prêmio enfatiza a importância da temática da sustentabilidade na escola; o desenvolvimento da pesquisa no campo científico, articulando os conteúdos curriculares com as questões cotidianas; o engajamento das turmas em sua totalidade, valorizando o trabalho colaborativo e em coautoria com toda a classe e articulando escola e comunidade. Conforme a etapa de seleção, alunos, professores, diretores e escola são premiados.

Fonte: Ascom Cenpec