Estado oferta plataforma com mais de 10 mil conteúdos educacionais para estudantes e educadores

Educadores e estudantes podem ter acesso a mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais, por meio da Plataforma Anísio Teixeira (pat.educacao.ba.gov.br). Desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC), a plataforma reúne vídeos, jogos, sequências didáticas, áudios e as aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), de todas as áreas do conhecimento. Todos os conteúdos são produzidos ou catalogados por professores da rede estadual de ensino.

"Esta é mais uma ação da secretaria para atenuar o impacto na aprendizagem por conta da suspensão das aulas. Nosso pensamento é de sempre preservar a saúde dos nossos educadores, estudantes e seus familiares, mas também não podemos deixar de ofertar soluções para que eles continuem tendo acesso ao conhecimento. Este é o momento em que a tecnologia se torna uma aliada importante para a educação baiana”, afirmou o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, lembrando que outras ações serão realizadas. “Estamos em diálogo constante com a UNDIME, Conselhos Municipais e Estadual, Fórum Estadual, com as IES, APLB, com os movimentos sociais e a juventude para, juntos, buscarmos soluções”.

De acordo com Cybele Amado de Oliveira, diretora geral do Instituto Anísio Teixeira, órgão vinculado à SEC, e responsável pela Plataforma que leva o nome do educador baiano, novos conteúdos são adicionados rotineiramente. “Estamos focados em fazer uma curadoria e criar grupos de conteúdos que atendam professores, coordenadores pedagógicos e, principalmente, nossos estudantes”, afirmou a diretora. Ela lembra que toda a plataforma é responsiva e pode ser acessada pelo computador, tablet e celular. “Os próprios estudantes ou seus familiares também podem baixar os conteúdos para usar depois, quando estiverem sem conexão com a internet”, completou.