Escolas realizam atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher (8), os estudantes da rede estadual estão envolvidos em uma série de atividades que abordam o papel da mulher na sociedade e a luta contra questões como o machismo, o sexismo, a misoginia e a violência doméstica. No Colégio Estadual José Batista da Mota, localizado na cidade de Macaúbas (685 km de Salvador), no Centro-Sul Baiano, a temática é abordada com música e Literatura nas salas de aulas.
 
A iniciativa é do professor de Língua Portuguesa, Márcio Deuclides Santos. Durante as aulas, os estudantes estão analisando letras de músicas como “Começar de Novo”, de Ivan Lins, e obras literárias. “O objetivo da análise discursiva é refletir sobre questões como machismo, sexismo, violência doméstica, além dos espaços e papéis atribuídos historicamente à mulher”, afirma o educador.
 
Para Tecília Júlia Rodrigues, 16 anos, do 3° ano, o projeto é enriquecedor. “Estamos analisando a personagem do romance Clara dos Anjos, do escritor Lima Barreto, que sofre preconceito. Nestas obras, percebemos as diferentes visões dos autores sobre a figura da mulher e que nos faz pensar na importância do papel da mulher na sociedade”, comenta a estudante.
 
Na manhã desta quinta-feira (2), os estudantes do Colégio Estadual José Batista da Mota foram recepcionados com músicas que destacam o papel da mulher. Dentre as ações programadas para o mês na unidade está a confecção de um mural com fotos das mães dos estudantes, como uma forma de homenageá-las. “Minha mãe é uma mulher batalhadora e que sempre me apoiou. Ela é um exemplo e eu a amo”, revela o estudante Paulo Henrique Menezes, 16, do 2° ano.
 
 
Ações institucionais 
 
Foto: Emerson Santos - Ascom/Educação
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia também iniciou, nesta quinta-feira (2), um ciclo de atividades relacionadas à temática “Março Mulheres – Mulheres que Transformam”, que serão realizadas durante todo o mês. A abertura da programação foi marcada pela atividade lúdica “Peça a Sua Música”, na qual as servidoras da Secretaria assistiram videoclipes e fizeram reflexões sobre as letras de músicas relacionadas à temática.
 
“A atividade teve como foco o entretenimento e o debate através da música e foi muito interessante porque discutimos a respeito do que as mulheres pensam sobre a importância do oito de Março e sobre a “Lei Antibaixaria”. Além disso, analisamos letras de músicas depreciativas e que não agregam valor nenhum ao universo feminino, bem como poesias, versos e prosas que enaltecem a mulher”, destaca Erica Capinan, coordenadora da Educação para a Diversidade da Secretaria da Educação do Estado.
 
A coordenadora do Programa Saúde do Professor, Regina Borges, optou pela canção “Formation”, da cantora Beyoncé. “A música é muito boa e denuncia o preconceito racial”, diz. Já a servidora Tatiana Costa analisou a música “Santinha”, do cantor Léo Santana. “Não me identifico com este tipo música, de letra sensual”, afirma.
 

Notícias Relacionadas